in

Com protocolo de segurança, campanha de doação de sangue arrecada 90 bolsas em Nova Odessa

Além de ouvirem uma rápida palestra com orientações, os doadores tiveram a temperatura aferida por enfermeiros

Noventa bolsas de sangue foram captadas durante a primeira edição do ano da campanha ‘Doe Sangue, Salves Vidas’, que foi realizada na manhã de sábado (4) no Ambulatório de Especialidades Médicas de Nova Odessa. A ação, organizada pelo Lions Clube em parceria com o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Secretaria de Saúde do município, contou com protocolos de segurança para proteger os doadores e voluntários do novo coronavírus (Covid-19). Além de ouvirem uma rápida palestra com orientações, os doadores tiveram a temperatura aferida por enfermeiros.

De acordo com o balanço, 111 candidatos procuraram o Ambulatório no sábado, mas 90 deles puderam doar sangue, sendo que 34 fizeram pela primeira vez. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza foi um dos doadores. “Essa é a quinquagésima doação que eu faço em Nova Odessa e fico muito feliz em ver que, mesmo diante de uma pandemia de coronavírus, nossa população não perde o espírito de solidariedade. Essas bolsas de sangue serão muito importantes ao Hemocentro da Unicamp, que atende o nosso hospital municipal em caso de necessidade. Parabéns a todos que vieram e seguiram à risca os protocolos de segurança”, comentou o prefeito.

Os doadores foram recebidos na entrada do ambulatório, que fica ao lado do Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’, receberam senhas e aguardaram, sentados, na área externa, um a aproximadamente dois metros do outro. Na sequência, eles tiveram a temperatura aferida por enfermeiros da secretaria.

Para evitar aglomerações, a recepção do ambulatório, na parte interna, abrigou apenas dez pessoas por vez, para realização de cadastro, verificação de documentos e espera para doação de sangue. “A sala de coleta foi ocupada por, no máximo, três pessoas de cada vez. Seguimos os protocolos e tomamos todos os cuidados necessários para que todos pudessem fazer a doação em total segurança”, explicou Vanderlei Cocato, secretário de Saúde. Por medida de segurança, idosos não participaram desta primeira edição da campanha.