in

Com o apoio da Prefeitura de Nova Odessa, Lions Clube promove doação de sangue neste sábado de manhã

jno

Com o apoio da Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Saúde, e do Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o Lions Clube local promove neste sábado (13/08) mais uma edição da tradicional Campanha “Doe Sangue, Salve Vidas”. A arrecadação ocorrerá a partir das 8h no Ambulatório de Especialidades, anexo ao Hospital e Maternidade Municipal, na Avenida João Pessoa, no Bosque dos Cedros.

Na primeira ação do ano, realizada em fevereiro, foram arrecadadas 73 bolsas. As coletas periódicas têm como objetivo repor os baixos estoques de sangue do Hemocentro, que cede bolsas para os pacientes do próprio município e de dezenas de outras cidades da região.

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 18 e 69 anos, mas são aceitos candidatos a partir dos 16 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal. O doador deve pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos seis horas. Não é necessário estar em jejum. É importante que o doador esteja em boas condições de saúde.

Mais duas campanhas estão previstas ao longo do ano, já que a arrecadação em prol do Hemocentro é grande importância, porque a pandemia de Covid-19 reduziu os estoques dos hemocentros brasileiros em geral em até 50%.

“Deixamos o convite à população de Nova Odessa para que compareça e colabore com essa causa tão nobre, porque tem muitas pessoas carecendo de sangue, e toda doação é bem-vinda e pode ajudar a salvar vidas”, comentou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.

Em todo o ano passado, foram coletadas 309 bolsas durante as quatro edições da campanha. Os organizadores destacaram o “número significativo” de pessoas que estão se conscientizando sobre a importância de ser um doador: 103 moradores doaram pela primeira vez em 2021, no auge da fase vermelha da pandemia.

SAIBA MAIS

Os doadores ganham um exame completo de sangue, que é enviado posteriormente através de uma carta. São realizados os seguintes exames de triagem no sangue doado: Aids, Sífilis, Hepatite, Chagas, formas raras de hemoglobina, grupos sanguíneos e fator RH.

As pessoas não podem ter sintomas gripais e respiratórios ou febre. Serão dispensados os doadores que estiveram em viagem internacional nos últimos 30 dias. Pede-se para não levar acompanhantes, somente se for extremamente necessário.

Também é possível, ao doar sangue, pedir para ser cadastrado no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Isto porque os Hemocentros Regionais, mais conhecidos como “Bancos de Sangue”, são os responsáveis por cadastrar os interessados em se tornar doadores de medula óssea. Os dados são agrupados em um registro único e nacional. Informações pelo telefone 0800 722-8432.