in

Com novos projetos, Agemcamp busca ampliar parceria com a Unicamp

Diretor-executivo Benjamim Bill Vieira de Souza se reuniu com o reitor da universidade nesta quinta-feira

com-novos-projetos-agemcamp-busca-ampliar-parceria-com-a-unicamp-jno

Com o objetivo de ampliar a parceria entre a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), possibilitando, assim, a criação e execução de novos projetos em benefício dos 20 municípios que integram a RMC (Região Metropolitana de Campinas), o diretor-executivo da autarquia estadual, Benjamim Bill Vieira de Souza, se reuniu nesta quinta-feira com o reitor da universidade, professor Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, recém-empossado no cargo pelo governador João Doria. Também participaram do encontro a vice-reitora da Unicamp, Maria Luiza Moretti, e a diretora técnica-adjunta da Agemcamp, Juliana Villalba.

A reunião teve como pauta projetos em diversas áreas, mas, principalmente, saúde. As duas entidades discutem, por exemplo, a implantação de uma proposta de telereabilitação pós-Covid para pacientes metropolitanos. A ideia inicial é que um grupo de profissionais da Unicamp promova a capacitação de agentes municipais, que seriam os multiplicadores do processo. A proposta já foi apresentada ao DRS-7 (Departamento Regional de Saúde) e também será tema da próxima reunião da Câmara Temática de Saúde da Agemcamp, marcado para o dia 18 deste mês.

Ainda durante o encontro, Bill e Meirelles falaram sobre a implantação do radar meteorológico metropolitano, que terá investimento superior a R$ 3 milhões em recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano) e será instalado na Unicamp. O convênio, que permitirá o início do processo de licitação para compra do equipamento, deve ser assinado em breve. O radar meteorológico terá o papel de informar sobre eventos extremos, prevendo tempestades severas e auxiliando nas ações das Defesas Civis Municipais de toda a RMC.

Outro projeto desenvolvido em parceria entre Agemcamp e Unicamp é o PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), que foi criado por cada uma das regiões metropolitanas do Estado em atendimento ao Estatuto da Metrópole (Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015), que estabelece diretrizes gerais para o planejamento, gestão e execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e em aglomerações urbanas instituídas em todo o Brasil. O PDUI está em fase de audiências públicas, que serão iniciadas em breve.

“Agradeço a receptividade do reitor Antonio Meirelles e da vice-reitora, Maria Luiza Moretti. Nessa nossa reunião, discutimos a ampliação da parceria entre a Agemcamp e a Unicamp, que já existe há tempos e que sempre deu bons frutos aos municípios da RMC, beneficiando, claro, a nossa população. Um dos projetos que, se Deus quiser, vamos colocar em prática trata da telereabilitação para pacientes acometidos pela Covid-19, além de projetos a região metropolitana”, disse Bill. “A Unicamp tem uma preocupação cada vez maior com o desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, portanto, é de extrema importância este trabalho de parceria com as Prefeituras e com a sociedade de uma maneira geral. Nos colocamos à disposição e apresentamos também algumas possibilidades de projetos que poderão ser desenvolvidos de maneira conjunta”, explicou o reitor.