Com novidades, atividades do Projeto Fênix serão retomadas em março

A iniciativa foi lançada no ano passado pela primeira-dama Andréa Souza para dar suporte a alunos das escolas estaduais

As atividades de 2020 do Projeto Fênix – ‘Transformando Vidas’ começam oficialmente em março, em Nova Odessa, com novidades: cursos de empreendedorismo, oficina de nutrição e orientação para professores. A iniciativa foi lançada no ano passado pela primeira-dama Andréa Souza para dar suporte a alunos das escolas estaduais.

O empreendedorismo vai entrar na sala de aula das escolas novaodessenses por meio de dois projetos desenvolvidos pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas): o Crescendo e Empreendendo e o Jepp (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). Eles foram criados para colocar adolescentes em contato com conceitos, ideias e exemplos que os inspirem e os preparem para se tornarem empreendedores.

Os cursos serão implementados nas escolas por meio de uma parceria firmada entre o Sebrae e o Projeto Fênix, com apoio da Diretoria Regional de Ensino de Americana. “A cada dia, se torna mais importante saber empreender e criar seu próprio negócio. Seguindo essa tendência, procuramos o Sebrae, o dirigente de ensino Haroldo Teixeira e levamos a ideia às escolas, que adoraram”, explicou Andréa Souza, idealizadora do Fênix.

Além de incluir professores e dirigentes de escolas em oficinas e palestras de motivação e equilíbrio emocional, o Projeto Fênix 2020 também coloca à disposição das unidades educacionais oficinas de orientação nutricional, que serão conduzidas por uma profissional voluntária. A implementação da atividade está sendo articulada com as escolas.

Este ano, a exemplo de 2019, o projeto ainda vai oferecer educação socioemocional e comportamental para estudantes, orientação vocacional, palestras para pais, oficinas sobre diversos temas, como grafite e desenho, coral, jiu-jitsu para sócios do Clube da Melhor Idade, judô, capoeira e palestras sobre diversos assuntos ligados ao universo juvenil, como feminicídio, prevenção às drogas e gravidez na adolescência.

O Projeto Fênix foi lançado em março de 2019 com objetivo de oferecer atividades complementares aos alunos da rede estadual. Participam da iniciativa as escolas João Thienne (Centro), Silvânia Aparecida Santos (Jardim Santa Luiza II), Geraldo de Oliveira (Monte das Oliveiras), Dorti Zambello Calil (Bela Vista), Joaquim Rodrigues Azenha (São Manoel) e Alexandre Bassora (Planalto).