in

Com ‘nova’ Maternidade, Nova Odessa amplia leitos e avança na humanização do atendimento em saúde

A obra faz parte do processo de reforma e ampliação da unidade hospitalar, iniciado no final de 2018 por meio de parceria com a iniciativa privada, com orçamento superior a R$ 3 milhões

com-nova-maternidade-nova-odessa-amplia-leitos-e-avanca-na-humanizacao-do-atendimento-em-saude-jno

A Prefeitura de Nova Odessa recebeu na manhã de terça-feira (3) as chaves da nova Maternidade do Hospital Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’, que aumentou o número de leitos e ganhou novas salas, num espaço climatizado e acessível. A obra faz parte do processo de reforma e ampliação da unidade hospitalar, iniciado no final de 2018 por meio de parceria com a iniciativa privada, com orçamento superior a R$ 3 milhões.

As chaves foram entregues pelo representante da empresa parceira, Messias Júnior, ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. Também participaram do ato os secretários Vanderlei Cocato (Saúde), José Carlos Belizário, o ‘Zé da Padaria’ (Obras), o diretor de Obras, Erik Ortolano, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria de Fátima Dalmédico de Godoy, a ‘Chiquita’, e o engenheiro responsável pela obra, Thiago Diniz.

A nova Maternidade tem salas de pré-parto, ampliada de um para três leitos; pós-parto, que passa de três para oito leitos; berçário com sistema moderno de banho; quartos clínico, de isolamento e de observação para as mães; quarto para descanso dos médicos; consultórios; posto de enfermagem em local estratégico para monitoramento de todos os espaços de atendimento; área de sol; sala da coordenadoria; e copa.

com-nova-maternidade-nova-odessa-amplia-leitos-e-avanca-na-humanizacao-do-atendimento-em-saude-jno

Todas as salas serão climatizadas e contam com sanitários amplos e acessíveis. Durante o ato, o prefeito Bill agradeceu à empresa parceira pela revitalização do hospital e reforçou o foco da Administração na humanização da saúde.

“É uma nova maternidade, mais ampla e estruturada, desenhada para oferecer atendimento humanizado às mães, que poderão ter um acompanhante nesse momento tão importante na sua vida. Desde o início do nosso governo, temos investido na saúde, buscando melhorar o acolhimento e a humanização do atendimento. Quando assumimos, pegamos um sistema antigo, com mais de 30 anos, precisando de melhorias e ampliação. Quando chovia, tínhamos um grande problema de alagamento nos quartos e corredores do hospital”, afirmou o prefeito.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, destacou a melhoria na humanização com a nova estrutura e destacou as próximas fases da revitalização do hospital. “Essa é quarta etapa desse processo de reforma e ampliação do nosso hospital, a maior intervenção em mais de 32 anos. Ainda temos duas pela frente: a reforma da ligação entre a Maternidade, o Pronto-Socorro e a Enfermaria e a recepção do PS, além da reforma da Clínica Médica, que está em fase de licitação. Ao término de todas essas intervenções, teremos o hospital todo revitalizado para que os pacientes tenham atendimento mais humanizado”, disse Cocato.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde classificou o novo espaço como fantástico. “É um espaço acolhedor, humano. Tudo que o hospital precisava para oferecer às mães e seus familiares precisam nesse momento de tanta expectativa”, afirmou Chiquita. Além da Maternidade, já foram concluídas e entregues a nova sala interna de espera para consultas, salas de urgência, emergência e estabilização e a nova sala de espera da Clínica Médica.

com-nova-maternidade-nova-odessa-amplia-leitos-e-avanca-na-humanizacao-do-atendimento-em-saude-jno