in

Com mais 5,3 mil apostilas, Prefeitura de Nova Odessa inicia 3ª fase de ensino remoto

Para retirar o conteúdo, pais e responsáveis deverão devolver as atividades distribuídas na etapa anterior resolvidas

com-mais-53-mil-apostilas-prefeitura-de-nova-odessa-inicia-3a-fase-de-ensino-remoto-jno

A Secretaria de Educação de Nova Odessa divulgou nesta sexta-feira (3) o cronograma de entrega da terceira rodada de apostilas do programa ‘Aprender em Casa’. Por meio da iniciativa, os alunos da rede municipal estão conseguindo estudar em casa desde o início da pandemia de Covid-19. O material será disponibilizado entre segunda (6) e sexta-feira (10) da próxima semana, das 9h às 14h, em todas as escolas. Para retirar o conteúdo, pais e responsáveis deverão devolver as atividades distribuídas na etapa anterior resolvidas.

De acordo com o cronograma, na segunda-feira serão distribuídas as apostilas das crianças dos berçários e alunos do 1º ano do ensino fundamental; na terça (7), maternais e 2º ano; na quarta (8), da Fase I da educação infantil (4 anos) e 3º ano; na quinta (9), Fase II (5 anos) e 4º ano; e, na sexta-feira, dos estudantes do 5º ano e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). A entrega vai ocorrer na escola em que a criança está matriculada. A secretaria informou que serão disponibilizadas mais 5,3 mil apostilas nessa etapa do programa. Os conteúdos são elaborados por professores, com suporte de coordenadores pedagógicos.

“Já comunicamos os pais e responsáveis sobre os procedimentos para devolução das apostilas distribuídas no bloco anterior e retirada dos novos conteúdos. Além do dia estabelecidos para cada fase escolar, usaremos a sexta-feira, também, para atender aqueles que não conseguirem se dirigir às escolas nos dias estipulados”, afirmou a secretária de Educação do município, Claudicir Brazilino Picolo.

As novas apostilas, segundo a secretária, trazem conteúdos que seriam ensinados em sala de aula no segundo bimestre. “Reforçamos a importância do comprometimento dos pais em auxiliar as crianças no aprendizado. Caso tenham qualquer dúvida ou dificuldade, eles podem usar os grupos de WhatsApp para falar com os professores. Cada turma tem sua sala virtual para interação”, explicou a secretária de Educação.

Outro ponto ressaltado pela gestora são as aulas online disponibilizadas no Centro de Mídias da Educação de São Paulo. A plataforma – desenvolvida para apoiar a aprendizagem e a formação de professores das redes municipais e estadual – foi aberta ao município por meio de parceria entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Educação. “São aulas diárias ao vivo, ministradas por professores renomados, que vão ajudar muito no esclarecimento dos conteúdos das apostilas”, disse Claudicir. As aulas virtuais podem ser acessadas pelo aplicativo do Centro de Mídias, disponível nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS), e pela TV Cultura.

MATERIAL COMPLEMENTAR. Além do material apostilado, a Secretaria de Educação segue alimentando regularmente o site ‘Aprender em Casa’, desenvolvido sem custos por profissionais da pasta para subsidiar estudantes de todas as fases de aprendizagem com atividades complementares. Para acessar a plataforma digital, basta entrar no site www.novaodessa.sp.gov.br e clicar na imagem ‘Aprender em Casa’, na página inicial.

Saiba quando retirar o material*

Ensino fundamental

6/7 (segunda) – 1º ano
7/7 (terça) – 2º ano
8/7 (quarta) – 3º ano
9/7 (quinta) – 4º ano
10/7 (sexta) – 5º ano e EJA

Educação infantil

6/7 (segunda) – berçários
7/7 (terça) – maternais
8/7 (quarta) – Fase I
9/7 (quinta) – Fase II
10/7 (sexta) – famílias que não conseguiram comparecer no horário estabelecido

(*) Entrega ocorrerá das 9h às 14h