Com foco no Dia das Crianças, Procon de Nova Odessa inicia operação ‘Brinquedo Legal’

Além da região central, a operação vai abranger os principais corredores comerciais dos bairros da cidade

O Procon de Nova Odessa deu início nesta sexta-feira (4) à ‘Operação Brinquedo Legal’. Até o dia 11 de outubro, o diretor do órgão, o advogado José Pereira, e sua equipe vão visitar estabelecimentos especializados na venda de artigos infantis, para orientar comerciantes, verificar se as lojas atendem ao Código de Defesa do Consumidor e garantir a compra segura de brinquedos, roupas e calçados.

O diretor do Procon novaodessense explica que, durante a fiscalização, os fiscais observam se os preços estão visíveis nos produtos, se os brinquedos possuem selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e etiqueta com indicação de idade ou faixa etária. Além da região central, a operação vai abranger os principais corredores comerciais dos bairros da cidade.

“Além de se certificar de que o brinquedo está em boas condições e é adequado à idade da criança, avaliando conteúdo e questões de segurança, como peças soltas ou condições que podem colocá-la em risco, o consumidor deve pechinchar e pesquisar antes da compra. A prática de preços é livre e, muitas vezes, a visita a mais de uma loja pode resultar numa boa economia”, alerta do diretor do órgão de proteção e defesa do consumidor.

Comemorado no dia 12 de outubro, o Dia das Crianças é a terceira melhor data para o comércio varejista, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Segundo projeções da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia), o faturamento nos setores ligados diretamente ao público infantil deve crescer entre 5% e 18%, na comparação com o mesmo período de 2018. Especialistas, porém, acreditam que esse número pode chegar a 30%, com destaque para o setor de vestuário e calçados.

José Pereira alerta que denúncias e consultas ao órgão podem ser feitas pelo telefone 3476-3261, das 8h às 11h; pessoalmente, das 11h às 16h, ou pelo “WhatsApp Denúncia” – 19 99978-9631. Por meio do aplicativo, o consumidor pode enviar mensagens de texto, áudio e vídeos. O Procon de Nova Odessa funciona no prédio do Fórum, na Avenida João Pessoa, 1.300. Para mais informações, acesse o site http://www.procon.sp.gov.br.