in

Com Dia ‘D’ cancelado, vacinação contra gripe segue até 5 de junho em Nova Odessa; confira o novo cronograma

Nova Odessa imunizou 100% dos idosos e profissionais de saúde na primeira etapa da campanha

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa recebeu nesta quinta-feira (30), do Ministério da Saúde, a informação de que o Dia ‘D’ de vacinação contra gripe, programado para 9 de maio, foi cancelado e a campanha foi estendida até 5 de junho. As medidas foram adotadas para evitar aglomerações e conter o avanço da Covid-19. Com o cancelamento, a segunda fase da vacinação no município – para caminhoneiros, motoristas de ônibus, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional e presos – segue normalmente até sexta-feira que vem (8) e a terceira, com início no dia 11, terá duas etapas.

A primeira ocorrerá até o dia 17 com foco em gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento), crianças de 6 meses a 5 anos de idade e pessoas com deficiência. Já a segunda etapa será realizada entre 18 de maio e 5 de junho, para imunização de adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas.

“É uma mudança importante para evitar as aglomerações que certamente ocorreriam no Dia ‘D’, em 9 de maio. Vamos seguir o cronograma do Ministério da Saúde e a vacinação continua a partir de segunda-feira (4) nas seis unidades básicas de saúde do município, das 7h30 às 15h30”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

Nesta quinta, mais 144 pessoas de grupos prioritários foram imunizadas nas salas de vacina das UBS’s do Centro e dos jardins São Jorge, São Manoel, São Francisco, Alvorada e Marajoara. Até agora, 2.948 receberam a dose da vacina contra os vírus Influenza A-H1N1, A-H3N2 e B na segunda fase, iniciada em 16 de abril. No ano passado, Nova Odessa possuía 3.349 pessoas com comorbidades.

Nova Odessa imunizou 100% dos idosos e profissionais de saúde na primeira etapa da campanha, realizada entre 23 de março e 15 de abril. Segundo a Secretaria de Saúde, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e agentes de segurança pública e salvamento que ainda não tenham sido imunizados podem procurar uma das unidades.

O início da campanha foi antecipado de abril para março pelo Ministério da Saúde para auxiliar na triagem de infectados pelo novo coronavírus. Depois da imunização, os profissionais de saúde avaliam que será mais fácil identificar casos do novo coronavírus.