in

Com data prorrogada, cidadãos ganham mais tempo para retirar kits da TV Digital

Inscritos em programas do Governo Federal podem acessar itens gratuitos até janeiro em Nova Odessa

O desligamento do sinal analógico em Nova Odessa e outros 84 municípios da região estava previsto para o dia 29 de novembro, mas devido a pesquisas comprovarem que a adesão ao sinal digital estava abaixo do necessário em algumas localidades, houve a prorrogação para 17 de janeiro. Com isso, quem ainda não agendou para retirar os kits gratuitos de TV Digital, ganha um tempo adicional.

Até o momento houve o agendamento e retirada de 2.097 kits em Nova Odessa, dentre 3.217 possíveis beneficiários, perfazendo 65% do total. O benefício é permitido às famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal por meio de contato com a entidade Seja Digital, para agendamento da retirada do pacote que inclui antena, conversor que emite sinal digital e o controle remoto.

A Seja Digital é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital nos canais de TV aberta. Em Nova Odessa, a retirada dos kits digitais é realizada com o agendamento para os sábados na agência local dos Correios.

Outros objetivos são aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. O processo teve início em abril de 2015 e, segundo cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Os aparelhos de televisão fabricados após o ano de 2010 já possuem um conversor embutido, não necessitando, neste caso, do adaptador. Além disso, o equipamento pode ser instalado externamente nas TVs mais antigas. Após o término do novo prazo, os kits remanescentes serão encaminhados para outras regiões do país, que devem ter o sinal analógico desligado posteriormente.

Quem tem direito ao kit gratuito pode acessar o site sejadigital.com.br/kit, ou ligar gratuitamente para o número 147, tendo em mãos o NIS (Número de Identificação Social). Com isso, agenda o dia e horário para retirar os itens. Mas mesmo quem não tem direito pode preencher formulário, para receber a informação necessária sobre como preparar a residência para receber o sinal digital de TV.