in

Com boa procura nos mutirões do ‘feriadão’, Nova Odessa passa de 86,8 mil vacinas da Covid aplicadas

com-boa-procure-nos-mutiroes-do-feriadao-nova-odessa-passa-de-868-mil-vacinas-da-covid-aplicadas-jno
Publicidade
detran-jno

Os “mutirões” da Campanha de Imunização Contra a Covid-19 promovidos pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa no “feriadão” prolongado de Finados foram considerados positivos pela direção da pasta. O balanço final das três manhãs de imunização no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa aponta a aplicação de mais de 1,1 mil doses das vacinas disponíveis nos diversos públicos-alvo atuais da campanha.

Na sexta-feira (29/10, que foi ponto facultativo municipal em função do Dia do Servidor Público, celebrado no dia anterior), a equipe do Ginásio aplicou 319 vacinas no total – entre “D1”, “D2” e “D3”. Na segunda-feira (1º/11, também ponto facultativo municipal para os serviços não essenciais), foram mais 404 vacinas. E na terça-feira (02/11) de Feriado de Finados, a equipe aplicou mais 397 doses utilizadas, totalizando 1.120 unidades.

Nova Odessa alcançou assim, ao final do mutirão da terça-feira de feriado, o total de 86.860 doses de vacinas utilizadas desde o início da campanha contra a Covid-19, em janeiro deste ano, ou mais de 1,4 dose para cada habitante em média (lembrando que, por enquanto, a imunização abrange apenas os moradores com idades acima dos 12 anos).

Já são 45.875 moradores inseridos no esquema de imunização contra o novo coronavírus, ou seja, com ao menos uma dose da vacina na carteirinha. Esse número equivale a 75,26% da população total da cidade, mas, segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, representa quase a totalidade da parcela da população elegível nesta campanha, ou seja, cerca de 98,5% dos moradores “vacináveis” até o momento.

Já são também 38.655 moradores com esquema vacinal completo (duas doses ou vacina de dose única), o equivalente a 63,41% da população total, incluindo as crianças – ou cerca de 82,0% da população “vacinável”, com idades acima dos 12 anos.

Por fim, 2.330 moradores de Nova Odessa já tomaram até mesmo a terceira dose, ou “D3” – incluindo idosos acima dos 70 anos, imunossuprimidos graves e profissionais de Saúde em geral que receberam a 2ª dose há mais de 6 meses.

 

VACINAÇÃO

A vacinação continua diariamente no Ginásio do Jardim Santa Rosa, das 8h às 15h (com fechamento do portão para almoço da equipe), para todos os públicos atualmente recebendo as vacinas. O Ginásio do Santa Rosa fica na Rua João Bassora, nº 500. Os interessados devem levar documentação pessoal, carteira de vacinação e comprovante de endereço.

São vacinados, atualmente, qualquer morador acima dos 12 anos que ainda não tenha tomado a primeira dose (“D1”), todos os adultos que precisam tomar a “D2” (inclusive com os prazos reduzidos das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca/Oxford) e os públicos elegíveis para a “D3” (idosos acima dos 70 anos, imunossuprimidos graves e profissionais de Saúde vacinados há mais de 6 meses).

No caso de adolescentes que receberam a primeira dose em uma UBS (Unidade Básica de Saúde), a orientação da Vigilância Epidemiológica é voltar à própria UBS para receber a segunda dose (lembrando que os adolescentes ainda devem respeitar as oito semanas entre a “D1” e a “D2” da Pfizer).

 

BOLETIM DIÁRIO

O boletim diário da Vigilância Epidemiológica de quarta-feira (03/11) trouxe mais 11 casos positivos de Covid-19 com relação ao boletim anterior (de 29/10), mais 11 pacientes curados e nenhum novo óbito de morador da cidade pela doença.

Nova Odessa foi assim a 6.342 casos da doença desde o início da pandemia, em março de 2020, 5.606 pessoas já consideradas curadas e permaneceu em 235 óbitos de moradores da cidade (ocorridos tanto em leitos de unidades do Município quanto em hospitais de outras cidades desde o início da pandemia, em março de 2020). Há ainda dez moradores internados na cidade e em hospitais de referência regionais.

 

MANTENHA OS CUIDADOS

Como a pandemia continua e os riscos de novas variantes são reais, toda a população deve continuar obedecendo às regras sanitárias de enfrentamento à pandemia, que incluem o uso de máscaras e de álcool a 70% e o distanciamento social, evitando-se aglomerações a todo custo.

Saiba mais sobre a campanha de vacinação e o avanço da pandemia diariamente em www.novaodessa.sp.gov.br/, www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa/ e www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/. O novo hotsite com todas as informações locais sobre a pandemia de Covid-19 e a vacinação está disponível em www.novaodessa.sp.gov.br/coronavirus/.