in

Com área definida, Estado deve instalar Corpo de Bombeiros em Nova Odessa

Base deverá ser instalada na Avenida João Pessoa, em área próxima ao Fórum

com-area-definida-estado-deve-instalar-corpo-de-bombeiros-em-nova-odessa-jno

A Prefeitura de Nova Odessa anunciou ontem a área escolhida pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo para a instalação da nova base da corporação em Nova Odessa. Trata-se de um terreno municipal situado na Avenida João Pessoa, no Bosque dos Cedros, próximo ao cruzamento com a Avenida Ampelio Gazzetta.

Detalhes da parceria, bem como a confirmação da área definida, foram debatidos na quinta-feira (04/11) em reunião no Gabinete que contou com a presença do prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho, do capitão dos Bombeiros Bruno César Penna Gobbo, do chefe municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, da secretária municipal de Obras, Miriam Lara Netto. O vereador Professor Antonio atua na viabilização desta parceria entre Município e Estado desde o início.

Na mesma área, a Prefeitura deve viabilizar futuramente a instalação de um “complexo de Segurança”, com as novas sedes da GCM (Guarda Civil Municipal) e também da Defesa Civil Municipal, pelo mesmo motivo: a localização quase ideal, que permite às viaturas das três corporações alcançarem praticamente todo o município com maior rapidez.

Em outubro, o comandante do Corpo de Bombeiros na região havia analisado os dois terrenos indicados (o outro fica no Jardim Nossa Senhora de Fátima), anotando as características e vantagens de cada localização proposta, e ficado de indicar a área considerada a melhor para sediar a nova unidade da corporação estadual.

 

PRÓXIMOS PASSOS

Selecionada a área, a Prefeitura vai proceder agora com todas as análises jurídicas para sua cessão à corporação, a realização de uma consulta pública sobre sua desafetação (nova finalidade), bem como para finalizar o projeto técnico para a eventual licitação da obra e buscar recursos para financiá-la. Em seguida, deve ser assinado o convênio definitivo com o Governo do Estado.

Pelo modelo de parceria proposta, a corporação estadual vai enviar ao município dos dois veículos (um caminhão motobomba e uma unidade de resgate) e uma equipe com 15 bombeiros militares. O Estado pagaria salários e benefícios de seus próprios bombeiros. Já a construção do prédio, bem como o custeio das atividades, vai ficar a cargo da Prefeitura – que pode buscar também apoio junto à iniciativa privada, que tem interesse em ter uma unidade local em função da redução de valores de seguros industriais, por exemplo.

Atualmente, Nova Odessa conta com um grupo de bombeiros voluntários, sem vínculo com a corporação estadual ou com a Prefeitura, e com equipes para resgate e remoção de feridos leves da Secretaria Municipal de Saúde – além da equipe da Defesa Civil Municipal. Casos mais graves, no entanto, demandam o acionamento da corporação estadual, cujas unidades mais próximas ficam sediadas em Americana e Santa Bárbara d’Oeste.