in

Com 97% das apostilas entregues, escolas de Nova Odessa seguem abertas esta semana

As atividades foram programadas para 20 dias de aprendizagem, são obrigatórias e serão corrigidas posteriormente pelos professores

As escolas da rede municipal de ensino de Nova Odessa seguirão abertas a semana inteira à espera de pais e responsáveis que ainda não retiraram as apostilas preparadas pela Secretaria de Educação para que os alunos possam continuar estudando durante a quarentena. Balanço divulgado nesta segunda-feira (27) pela pasta aponta que 97% dos estudantes já estão com o material impresso em casa. A medida faz parte do programa “Aprender em Casa”, desenvolvido com objetivo de reduzir prejuízos no aprendizado de 5,2 mil alunos durante a suspensão das aulas por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a secretária de Educação Claudicir Brazilino Picolo, faltam apenas alunos que não foram localizados pela pasta nos telefones informados. “Já entregamos quase todo o material. Agora, pedimos aos pais que ainda não compareceram que entrem em contato com as escolas e combinem a retirada. As unidades seguem abertas”, disse Claudicir.

As atividades foram programadas para 20 dias de aprendizagem, são obrigatórias e serão corrigidas posteriormente pelos professores. De acordo com a Secretaria de Educação, foram tomados todos os cuidados para garantir que nenhuma criança tenha prejuízo. Caso a volta às aulas demore e não haja tempo para reposição, o tempo de trabalho com o material será revertido em dias letivos, conforme prevê a legislação.

A Secretaria de Educação informou que vai monitorar a evolução da pandemia nas próximas semanas e, caso haja necessidade, programará a devolução das apostilas respondidas para correção e a simultânea entrega de novas atividades. “Se isso ocorrer, vamos organizar uma espécie de ’drive thru’ da educação, no qual os pais entregam o material respondido e pegam um novo”, detalhou Claudicir Brazilino Picolo.

TAMBÉM NA WEB. A secretária de Educação ressaltou que todo conteúdo impresso – da creche, Fases I e II da educação infantil (4 e 5 anos, respectivamente) e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental – também estará disponível na internet e pode ser baixo em casa. “Se o pai não puder retirar, ele pode informar a escola, acessar a plataforma, fazer o download da apostila e imprimir. A retirada não é obrigatória, mas a entrega das atividades respondidas na escola, sim”, reforçou a gestora. Para acessar a plataforma digital, basta entrar no site www.novaodessa.sp.gov.br e clicar na imagem ‘Aprender em Casa’.