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Coden vistoria caminhões e inicia o serviço da coleta de lixo em Nova Odessa

O contrato com a empresa responsável, Pass Ambiental, foi assinado ontem

A partir desta quinta-feira, dia 10, o serviço de coleta de lixo começa a ser prestado em Nova Odessa pela Coden (Companhia de Desenvolvimento), responsável pelos serviços de água e esgoto. O contrato com a empresa vencedora da licitação, a Pass Ambiental, foi assinado nesta quarta (9) e houve a vistoria dos veículos a serem utilizados nos trabalhos.

Fundada em 1977, a Coden é desde 1980 a responsável pelos serviços de saneamento no município e agora vai executar a coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos (lixo), até o aterro sanitário licenciado. O serviço era prestado pela Prefeitura, que cobrava a respectiva taxa no carnê de IPTU. Agora, a Coden vai incluir na forma de tarifa nas contas de água, a partir das medições de 10 de janeiro.

O serviço será todo de responsabilidade da Coden, exceto em bairros rurais de chácaras, cujo trabalho continuará sendo feito pela Prefeitura através dos atuais coletores. Para os moradores destes locais, continuará vindo a taxa no carnê de IPTU. “A gente pede um pouco de paciência ao pessoal, porque toda mudança leva um tempo pra ser assimilada”, pondera o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

A Tarifa de Manejo de Resíduos atende a recomendações do Ministério Público, através do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), e também a Lei 12.305/10, que instituiu a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). O cálculo da cobrança levará em conta o enquadramento das unidades (Residencial, Comercial e Industrial) e as faixas de consumo de água, por metros cúbicos.

A execução dos trabalhos prevê três caminhões coletores e um de reserva, com capacidade mínima de 12 metros cúbicos (m³). A média do serviço prestado hoje é de aproximadamente 50 toneladas de resíduos sólidos por dia. Inicialmente, a frequência de dias e horários da coleta de lixo continua a mesma na cidade, entre duas e seis vezes semanais, conforme o bairro e a região.

“Com a prática do serviço vamos estudar as melhores formas de otimizar os trabalhos. Mas qualquer mudança será comunicada previamente”, explica Lucas Semezatto, gerente de relacionamento da Pass Ambiental. A empresa contatou cinco motoristas e 15 coletores, todos moradores de Nova Odessa. Os profissionais receberam treinamento conforme a NR-9, Norma Regulamentadora da atividade.

“Vamos fazer uma gestão inteligente da coleta de lixo. Atender a população da melhor maneira possível”, ressalta. Aos poucos, a empresa pretende implantar contêineres espalhados pela cidade, para dar mais agilidade no serviço. De início, o local escolhido para receber os itens e a coleta mecanizada será um polígono formado pela Avenida Carlos Botelho e as ruas Heitor Penteado, Anchieta e 13 de Maio.

A estimativa é que não haverá mudança no valor cobrado para quase 90% da população, que gera menor quantidade de resíduos. “Quem vai sentir são os grandes produtores de lixo, que hoje pagam o mesmo que os pequenos”, completa Ongaro. Eventuais dúvidas sobre o serviço podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou os telefones 3476-8500 e 0800-771-1195.