in

Coden vai parar abastecimento do Santa Rosa na terça para iniciar nova fase de obra

Substituição da rede de distribuição de água do bairro já atingiu 40%, segundo a companhia

O abastecimento de água do Jardim Santa Rosa vai ser suspenso na próxima terça-feira (28), das 7h30 às 17h, de acordo com informação divulgada nesta quarta (22) pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelo saneamento no município. A interrupção no fornecimento será necessá para o início de mais uma etapa da troca da rede distribuição de água do bairro, iniciada em outubro do ano passado.

De acordo com o gerente técnico operacional da companhia, Rean Sobrinho, durante o período, a Cadre Engenharia – empresa contratada para a execução da obra – vai executar mais uma fase do isolamento de setores da tubulação antiga e conexão de imóveis à rede alternativa, conhecida como ‘baypass’, que garantirá o abastecimento de residências e estabelecimentos comerciais até que a nova tubulação seja instalada.

“Estamos fazendo a troca da rede em etapas, para minimizar o impacto à população. Desta forma, temos de interromper o abastecimento antes do início de cada fase da obra”, explicou Sobrinho. Segundo ele, 40% da substituição já foi executada. “O andamento está muito bom, e a previsão é de que fechemos janeiro com 50% de execução”, projetou.

A companhia recomenda aos moradores que não têm caixa d’água que façam a reserva antecipada, para que não fiquem desabastecidos no período. Segundo a empresa, a religação da rede será feita o mais rápido possível e pode ocorrer antes do horário previsto. Em caso de dúvidas, o consumidor pode ligar no telefone 0800-7711195.

ENTENDA A OBRA. A modernização da rede de água do Santa Rosa foi orçada em R$ 3,2 milhões e prevê a substituição de 6,2 quilômetros de encanamento antigo por tubos de PEAD (polietileno de alta densidade), que são mais resistentes e têm garantia de 100 anos. A obra contempla ainda a implantação de 1,4 mil metros de rede em trechos novos, ainda sem cobertura, e a troca de 1.298 ligações domiciliares. Serão contempladas 21 ruas do bairro, beneficiando aproximadamente 50% da população. A outra metade foi atendida em 2015, quando a Coden trocou toda a tubulação do Jardim Bela Vista.

Nos últimos sete anos, a Coden investiu R$ 36 milhões na modernização do sistema de abastecimento e distribuição de água do município, num total de 62 quilômetros de tubulação substituídos. O investimento reduziu o índice de perdas de água na rede, por conta de rompimentos e vazamentos, de 45,1% para 26%.