in

Coden tenta ‘abafar’ assalto na ETE Quilombo e não divulga caso

População não foi informada pela empresa de economia mista sobre o roubo ocorrido no dia 22 de julho, ao contrário de outras invasões; em nota, assessoria disse que estuda medidas adicionais de segurança no local

jno

A Coden Ambiental, empresa de economia mista responsável pelos serviços de saneamento básico em Nova Odessa, tentou “abafar” um assalto ocorrido nesta semana na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, que fica no limite com Americana. Ao contrário da posição adotada em outras ocorrências desta natureza cometidas contra o seu patrimônio, não houve qualquer divulgação do crime à população. Só após ser questionada pela reportagem é que a assessoria de imprensa da Coden emitiu uma nota confirmando o roubo, porém, só informou a data da ocorrência – 22 de julho –  depois de nova cobrança da reportagem. O prejuízo causado pela invasão dos criminosos, porém, não foi informado. O JNO apurou que  o prejuízo seria de aproximadamente R$ 300 mil.

“A direção da Coden Ambiental esclarece que, tão logo soube da ocorrência do roubo, tomou prontamente todas as medidas para garantir o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto, o que ocorreu ainda no mesmo dia. A empresa municipal já vem investindo em ações de segurança patrimonial e já estuda medidas adicionais especificamente para o interior e entorno da ETE Quilombo, bem como das demais unidades da Companhia, visando a segurança dos seus funcionários e do seu patrimônio”, trouxe a nota encaminhada pela assessoria de imprensa. O JNO, contudo, voltou a questionar a empresa sobre o porquê de não ter sido feito nenhuma divulgação do caso, mas não houve retorno.

OUTROS CASOS

O “abafa” da Coden Ambiental em relação ao assalto desta semana na Estação de Tratamento de Esgoto Quilombo contraria posição da empresa em relação a outros crimes cometidos contra o seu patrimônio.  No dia 26 de maio, por exemplo, a empresa divulgou o furto de, aproximadamente, 85 metros de fio de cobre na Estação Elevatória de Esgoto do Jardim Nossa Senhora de Fátima. O delito interrompeu o funcionamento do sistema de bombeamento por cerca de 10 horas e causou um prejuízo estimado em R$ 3 mil.

Mais recentemente, no dia 29 de junho, a assessoria de imprensa divulgou uma tentativa de furto de fios de cobre na Estação de Captação de Água – ECA Palmital, que fica no bairro Jardim dos Lagos I. “Com a chegada da equipe técnica da empresa, que foi alertada sobre o desligamento do conjunto moto-bomba da unidade pelo sistema de monitoramento dos pontos de vazão da rede de água, os invasores interromperam a ação e fugiram”, disse, a empresa, na ocasião.