Coden instala mais dez contêineres em Nova Odessa; agora, são 110 em 22 bairros

O telefone de contato do órgão é 3466-3972

A Coden, empresa responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos em Nova Odessa, concluiu nesta quinta-feira (6) a instalação de mais dez contêineres para coleta de lixo doméstico em ruas e avenidas do município. Agora, são 110 caixas coletoras espalhadas pelo Centro e outros 21 bairros da cidade. O uso dos recipientes faz parte da estratégia da companhia para coibir o depósito de sacos de lixo em vias, canteiros e calçadas e otimizar o trabalho de coleta, realizado pela Pass Ambiental, empresa especializada contratada para a execução do serviço.

Os novos contêineres, com capacidade para mil litros cada, foram instalados nos bairros Centro (2), Bela Vista (2), Vila Azenha (2), além dos jardins Santa Luiza, Alvorada São Jorge e Santa Rita. “Por meio do Setor de Coleta de Resíduos Sólidos, monitoramos o uso das caixas coletoras pela população, fazemos remanejamentos quando preciso e avaliamos em todos os bairros onde há necessidade de instalação. Esse novo lote é resultado dessa análise”, explicou o gerente técnico-operacional da Coden, Rean Sobrinho.

As 110 lixeiras estão instaladas nos bairros Altos do Klavin (1), Alvorada (4), Bela Vista (16), Campos Verdes (1), Capuava (3), Centro (16), Fadel (3), Flórida (1), Eden (4), Europa (2), Palmeiras (2), Planalto (1), Klavin (3), Marajoara (2), Santa Luiza (8), Santa Rita (2), Santa Rosa (11), São Jorge (11), São Manoel (2), Terra Nova (3), Triunfo (4) e Vila Azenha (10).

O gerente técnico lembra que os contêineres são para lixo doméstico e orienta a população sobre a importância do descarte correto de outros resíduos “É sempre bom reforçar que outros materiais como restos de construção, podas de árvores, folhas, móveis, roupas, óleo de cozinha usado e aparelhos eletrônicos não devem ser depositados nos contêineres. Esses resíduos devem ser levados a um dos dois ecopontos do município”, reforça ele.

Animais mortos também exigem destinação especial. Nesse caso, o morador deve entrar em contato com o Setor de Zoonoses, vinculado à Vigilância em Saúde do município. O telefone de contato do órgão é 3466-3972.

LIXO FORA DA LIXEIRA DÁ MULTA!

Nova Odessa conta com a lei municipal 2.883/2014 que tipifica como crime ambiental o descarte de entulhos e outros materiais em áreas irregulares. A multa para quem for flagrado varia de R$ 500 a R$ 5 mil. Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelo telefone (19) 3466-0917. Também é possível entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

FAÇA O DESCARTE CORRETO

> Recicláveis

LEVs (locais de entrega voluntária)

Bosque Manoel Jorge
Rua Quinze de Novembro, 864 – Jardim Santa Rosa

Parque Ecológico Isidoro Bordon
Rua João Bolzan, 110 – Mathilde Berzin

Coopersonhos
Telefone: 3476-5506

> Restos de construção, móveis, eletrônicos, madeira, galhos etc.

Ecopontos
Monte das Oliveiras – Rua Vilhelms Rosenbergs, s/nº
Residencial Triunfo – Rua Frederico Hansen, 22

> Lâmpadas fluorescentes

Reciclus/São Vicente
Avenida Ampélio Gazeta 2.799
> Pilhas e baterias
Ecopontos 1 e 2

Bosque Manoel Jorge
Rua Quinze de Novembro, 864 – Jardim Santa Rosa

Parque Ecológico Isidoro Bordon
Rua João Bolzan, 110 – Mathilde Berzin

Paço Municipal
Avenida João Pessoa, 777 – Centro

Etec ‘Ferrucio Humberto Gazzetta’
Avenida São Gonçalo, 2770 – Jardim Alvorada

UBS V
Rua das Imbuias, 355 – Jardim Alvorada

Secretaria de Educação
Avenida Carlos Botelho, 30 – Centro

CAS do Jardim São Jorge
Rua Florianópolis, 305

Emefei ‘Profª Augustina Adamson Paiva’
Rua Porphirio Antônio Preto, 333 – Jardim São Francisco

Ginásio de Esportes ‘Oswaldo Bassi’
Rua Batista Boldrini, s/nº – Jardim Santa Luiza

Garagem Municipal
Rua José Francisco da Silva, s/n° – Parque Industrial Fritz Berzin

Ginásio de Esportes ‘Adriana Daniel de Camargo – ‘Adrianinha’
Rua Sigesmundo Anderman, 793 – Jardim São Manoel

São Vicente
Avenida Ampélio Gazeta 2.799

> Animais mortos

Setor de Zoonoses
Telefone: 3466-3972