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Coden esclarece “contas adiantadas” de água

As contas datadas de fevereiro, causaram estranheza entres os moradores

Na última sexta-feira, dia 5, munícipes procuraram o Jornal de Nova Odessa para reclamar do recebimento de “contas adiantadas” de água. Segundo eles, as contas datadas de fevereiro, causaram estranheza entres os moradores.

No entanto, de acordo com a assessoria de comunicação da Coden, o novo sistema implantado pela Companhia, possibilita a impressão simultânea, com a leitura de consumo. A Coden enviou o seguinte esclarecimento.

“Não há qualquer envio de “contas adiantadas” pela Coden. O que houve foi somente a implantação, em novembro do ano passado, de novo sistema de leitura de consumo, que possui impressão simultânea das contas. Ou seja, com uso de sistema Bluetooth e impressoras portáteis, os leituristas passaram a imprimir e entregar as contas de água na mesma hora da medição – algo com maior antecedência do que os consumidores novaodessense estavam acostumados.

Antes o processo todo demorava vários dias, até semanas, para ser feito. Isso porque o leiturista anteriormente media o consumo e depois voltava para a Coden inserir os dados no sistema antigo, para então imprimir as contas e somente depois entregá-las nas residências e comércios.

Não houve qualquer custo adicional e é acima de tudo um benefício aos consumidores, que agora recebem com maior antecedência as contas e têm mais tempo de planejar o seu pagamento. Devido a maior antecedência da entrega e as contas estarem em formato novo, algumas pessoas ficaram com dúvidas e algumas têm aproveitado vindas costumeiras na Coden para indagar o assunto.

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Importante frisar que a Coden não está cobrando de forma antecipada o consumo de água da população, como alguns têm dito, apenas entregando a conta com mais antecedência. O que se considera para a cobrança de água é a “Data de Leitura Atual”, dos dias consumidos, não o “Mês/Referência”. As contas agora estão mais detalhadas e trazem todas essas informações.

O novo sistema teve algumas alterações em rotas e datas de leitura, mas o dia de vencimento das contas permanece inalterado. Como toda mudança, gera estranhamento inicial. Ainda mais em uma cidade tradicionalista como Nova Odessa, No entanto, é somente um hábito novo, ao quais os cidadãos vão se acostumar com o passar do tempo. A Coden ressalta que se trata de dar mais agilidade, transparência e modernidade ao processo, com sistema já adotado em diversas concessionárias de saneamento pelo Brasil.

O novo sistema e as mudanças foram divulgados em matérias jornalísticas a diversos meios de comunicação e nos canais da Coden: site e perfis no Twitter e Facebook. Além disso, tem havido bastante interação em comentários nas redes sociais e até mesmo foi feito um vídeo explicativo, hospedado no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=nlUuWWDbBNI).

A Coden ficou de recesso entre os dias 26/12 e 3/1, e voltou na quinta-feira, dia 4. Devido ao período parado, está havendo uma procura grande (e normal) para a época. Não há aumento da procura das pessoas, fora do esperado, devido ao novo sistema”.