in

Coden de Nova Odessa lança campanha de conscientização pelo uso racional da água na estiagem

jno

Preocupada com os impactos socioambientais das mudanças climáticas e disposta a minimizar um dos fatores que comprometem a disponibilidade da água, que é o desperdício, a Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, realizou nesta terça-feira (02/08) um café da manhã para o lançamento da campanha “Preservar a Água é Valorizar a Vida”.

O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre elas o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, além de lideranças políticas e religiosas que foram convidadas a defender a causa do uso consciente e racional da água.

A campanha conta com o apoio de 40 organizações religiosas da cidade e 25 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, que vão estimular suas comunidades em favor do uso racional da água – especialmente agora, durante a época de estiagem, quando o volume de chuvas é baixo, podendo trazer à população riscos de desabastecimento.

 

NOVA REPRESA

 

Durante o evento, o vice-prefeito Mineirinho ressaltou a importância do trabalho feito pela Coden pela conscientização do uso racional da água e lembrou da preocupação da gestão do prefeito Cláudio José Schooder, com essa questão.

 

“Sem água, não somos nada. Por isso, eu e o prefeito Leitinho sempre defendemos a construção de mais uma represa na cidade e já estamos estudando o local e buscando recursos para viabilizar essa obra. Também estamos levando água encanada ao Pós-Anhanguera, a única região da cidade que ainda não contava com esse serviço”, afirmou Mineirinho.

 

A CAMPANHA

A iniciativa da Coden ainda inclui materiais informativos com dicas para economizar água, que vão ser divulgados em jornais, outdoor e redes sociais, além da distribuição de cartazes em aproximadamente 500 pontos de grande circulação de pessoas. A empresa também está disponibilizando a grupos interessados, com agendamento prévio junto à área de Educação Ambiental, palestras de conscientização sobre o tema.

“A água é uma substância que veio de fora do nosso planeta. Nós não podemos ‘criar’ água, mas podemos respeitá-la, tratar bem dela. Por isso, contamos com a colaboração dos religiosos aqui presentes, para que nos ajudem a conscientizar a população sobre o uso da água, para que esse ato seja pensado de forma que não haja desperdício”, afirmou o presidente da Coden, Elsio Alvaro Boccaletto.

 

DECLARAÇÃO

Os representantes das organizações religiosas assinaram uma Declaração Ecumênica sobre o Uso Racional da Água. “A água pode tornar-se escassa devido ao alto consumo, ao crescimento populacional, ao uso inadequado e ao desperdício. Escassa por causa do desmatamento, da poluição, da contaminação do solo e do esgotamento das reservas hídricas. Essa realidade demanda um cuidado especial e uma atenção urgente por parte de todos os cidadãos, para que continue sendo um recurso natural colocado a serviço da vida e do consumo humano”, afirma trecho do documento.

O pastor Ataíde Alves, da instituição evangélica Ministério Palavra Viva e presidente do Copeno (Conselho de Pastores de Nova Odessa), reconheceu a forma diferenciada com que a Coden está trabalhando para preservar a água. “Acredito que esse projeto é muito importante para nós de Nova Odessa. E tenho certeza que vamos contar com as autoridades eclesiásticas desta cidade para levar essa conscientização a um número muito maior de pessoas”, disse.

O padre Jair Aparecido Oliveira, da Paróquia Santa Josefina Bakita, também abraçou a iniciativa. “Água é vida e Deus e o autor da vida. Se preservamos a água, estamos preservando cada vez mais a nossa vida. Então, vamos propagar esse projeto porque nós acreditamos na vida que vem de Deus”, afirmou.

Para o diretor geral Ares PCJ (Agência Reguladora de Saneamento Básico das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), Dalto Favero Brochi, a campanha “Preservar a Água é Valorizar a Vida” é uma iniciativa inédita.

“É a primeira vez que eu vejo um município envolver autoridades religiosas para conscientizarem a população sobre a questão da água. Nova Odessa tem uma água de excelente qualidade porque faz a captação em represas que estão sendo bem cuidadas e isso precisa ser valorizado. Em muitos municípios que não contam com a mesma estrutura hídrica já está faltando água”, ressaltou.

Também participaram do evento e assinaram a Declaração Ecumênica sobre o Uso Racional da Água os vereadores Oseias Domingos Jorge, Paulo Bichof, Sebastião Gomes dos Santos e Marcia Rebeschini. Os interessados em se engajarem na campanha podem obter informações junto à área Técnica da Coden, pelo telefone (19) 3476-8500, ramal 8551. Dicas para economizar água podem ser acessadas em www.coden.com.br.