in

Coden Ambiental suspende fornecimento de água ao Santa Rosa nesta terça-feira

A suspensão está programada para ocorrer das 7h30 às 17h, mas deve ser abreviada para garantir aos moradores condições de manter as medidas de higiene no combate ao novo coronavírus

Marcelo Casal | Agência Brasil
Publicidade
detran-jno

A Coden Ambiental, responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos em Nova Odessa, faz nesta terça-feira (24) mais uma parada no fornecimento de água ao Jardim Santa Rosa, para realização de uma nova etapa da troca da rede de distribuição de água do bairro, iniciada em outubro de 2019. A suspensão está programada para ocorrer das 7h30 às 17h, mas deve ser abreviada para garantir aos moradores condições de manter as medidas de higiene no combate ao novo coronavírus.

“A obra está numa fase em que, por questões contratuais, não podemos interromper. Por isso, orientei a empresa [Cadre Engenharia Ltda., contratada por licitação para execução do serviço] para que o procedimento seja agilizado de forma que as famílias não sejam prejudicadas”, afirmou o diretor-presidente da companhia, Ricardo Ongaro.

Durante o período, a empresa vai fazer o isolamento de mais um trecho da tubulação antiga e a conexão de imóveis à rede alternativa (‘bay pass’), que garantirá o abastecimento de residências e estabelecimentos comerciais até que a nova rede seja instalada. Sessenta e um por cento da obra já foi executada, segundo o Departamento Técnico da Coden.

A companhia recomenda aos moradores que não têm caixa d’água que façam a reserva antecipada, para que não fiquem desabastecidos no período. Segundo a empresa, a religação da rede será feita o mais rápido possível e pode ocorrer antes do horário previsto. Em caso de dúvidas, o consumidor pode ligar no telefone 0800-7711195.

A modernização da rede de água do Santa Rosa foi orçada em R$ 3,2 milhões e prevê a substituição de 6,2 quilômetros de encanamento antigo por tubos de PEAD (polietileno de alta densidade), que são mais resistentes e têm garantia de 100 anos. A obra contempla ainda a implantação de 1,4 mil metros de rede em trechos novos, ainda sem cobertura, e a troca de 1.298 ligações domiciliares. Serão contempladas 21 ruas, beneficiando aproximadamente 50% da população do bairro. A outra metade foi atendida em 2015, quando a Coden trocou toda a tubulação do Jardim Bela Vista.

Nos últimos sete anos, a Coden investiu R$ 37 milhões na modernização do sistema de abastecimento e distribuição de água do município, num total de 62 quilômetros de tubulação substituídos. O investimento reduziu o índice de perdas de água na rede, por conta de rompimentos e vazamentos, de 45,1% para 26%.