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Coden Ambiental esclarece valores de contas e informa que analisa caso a caso

A suspensão da medição in loco nos relógios da cidade ocorreu entre 23 de março e 9 de abril

Apenas 24,28% das contas referentes a março e 38,04% das faturas emitidas com base em abril foram calculadas pela média de consumo. As informações constam em ofício encaminhado esta semana ao Procon pela Coden Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos em Nova Odessa. O procedimento, avalizado pela Ares-PCJ (agência que regula e fiscaliza a prestação dos serviços públicos de saneamento na região), foi realizado em função da suspensão da leitura presencial dos hidrômetros, adotada pela companhia para conter a disseminação da Covid-19.

A suspensão da medição in loco nos relógios da cidade ocorreu entre 23 de março e 9 de abril. Nesse período, o consumo de água de parte dos 25 mil imóveis ligados à rede de distribuição no município foi calculado com base na média dos seis meses anteriores, de acordo com autorização da agência reguladora. A leitura foi retomada em 13 de abril.

Desde o início da pandemia, a Coden tem se empenhado ao máximo para manter um atendimento ágil e eficiente a todos que precisam de serviços e informações adicionais sobre suas contas”, afirmou o diretor-presidente da empresa, Ricardo Ongaro.

O chefe do Setor de Contas e Consumo da Coden, Alexandre Rodrigues da Rosa, esclarece que não houve reajuste na tarifa e que o valor da conta varia de acordo com o consumo, que é dinâmico a partir dos cinco metros cúbicos. “Para cada faixa de consumo, existe urn valor. A Coden realiza o faturamento das contas por meio dessas faixas”, explicou Rodrigues, do documento encaminhado ao órgão de proteção e defesa do consumidor.

Nesta sexta-feira (15), o chefe de Gabinete André Faganello e os secretários Eduardo Gazzetta (Governo) e Robson Fontes Paulo (adjunto de Administração) receberam o chefe de Contas e Consumo da Coden e o diretor-financeiro da companhia, Daniel Cia Lorençatto, para esclarecer o assunto.

Durante o encontro, os representantes da empresa municipal de saneamento reiteraram o interesse em esclarecer as dúvidas dos consumidores que se sentirem prejudicados. “Estamos atendendo normalmente toda e qualquer reclamação pelos nossos canais de atendimento [linha gratuita 0800-7711195, e-mails: [email protected] e [email protected], além do canal no WhatsApp 19 99599-7766)]”, explicou Rodrigues.

Alexandre Rodrigues explicou que, quando necessário, a companhia abre uma OS (ordem de serviço) e encaminha um fiscal ao imóvel para analisar a reclamação e, caso seja procedente, o Setor de Contas e Consumo faz o recálculo da fatura. “É nosso dever prestar a todos os usuários o melhor e mais ágil atendimento possível”, concluiu Rodrigues.