in

Coden Ambiental completa 44 anos de serviços prestados à população

“Temos uma empresa municipal que é exemplo para a região na qualidade da água”, afirmou o prefeito

inscricoes-para-concurso-publico-da-coden-ambiental-serao-reabertas-nesta-terca-jno

Nascida Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa, a atual Coden Ambiental completou no último dia 25 de fevereiro 44 anos de fundação – e de relevantes serviços prestados à população da cidade. Desde 1980, a empresa de economia mista é responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) prestados aos novaodessenses e reconhecidos como referência regional, e desde 2018 responde também pela Coleta de Resíduos Sólidos (lixo comum).

“A Coden é um patrimônio da nossa cidade. Graças a ela, e ao trabalho desenvolvido ao longo destes 44 anos de história, Nova Odessa tem hoje índices de primeiro mundo na área de Saneamento Básico. Temos uma empresa municipal que é exemplo para a região na qualidade da água, que é tão elogiada pelos outros prefeitos graças ao empenho dos seus diretores e funcionários”, elogiou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.

A Coden Ambienta conta atualmente com 136 funcionários e uma nova diretoria, indicada pelo prefeito Cláudio Schooder e composta pelo diretor-presidente e biólogo Elsio Álvaro Boccaletto, o novo diretor financeiro e contador Hamilton Lorençatto e o novo diretor técnico e engenheiro concursado da empresa, Rean Gustavo Sobrinho. A empresa – cuja quase totalidade das ações pertencem à Prefeitura de Nova Odessa – é responsável atualmente desde a manutenção e segurança das represas utilizadas para captação de água bruta, pela captação e adução dessa água até a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista, sede da Coden, e pela reservação e distribuição da água tratada. Atualmente, 98% de população é abastecida com água tratada, com baixo índice de perdas (28%).

Está em fase de construção a segunda ETA, a Santo Ângelo, localizada próxima às Chácaras Reunidas Anhanguera (no “pós-Anhanguera”). Atualmente, 97% da população é atendida com coleta e afastamento de esgoto, e a Coden trata 100% desse esgoto, “devolvendo água limpa ao Ribeirão Quilombo, o que é motivo de orgulho para o cidadão novaodessense”. “Prezamos pela qualidade da água, referência em nossa região. A meta estratégica da Coden Ambiental, como responsável pela gestão dos Serviços de Água e Esgoto no Município é prestar, de maneira profissional e eficaz, serviços de Saneamento Básico coleta e manejo de resíduos sólidos, abrindo caminho para o desenvolvimento perene e sustentável de nossa cidade, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população, preservando o meio ambiente, universalizando e melhorando a continuidade de nossos serviços”, aponta a empresa.

“Durante esses mais de quarenta e quatro anos de existência, a Coden Ambiental apresentou resultados técnicos e operacionais que superaram nossas maiores expectativas, incluindo grande flexibilidade operacional a serviço da população, alto grau de profissionalismo, gestão estratégica e gestão de qualidade total. Com isso, valorizamos nossa cidade, nossa empresa, nossos funcionários, e acima de tudo o maior beneficiário, os usuários que utilizam nossos serviços”, acrescentou a diretoria. O sucesso dos trabalhos desenvolvidos pela Coden “é decorrente do esforço coletivo que envolve todas equipes de profissionais dedicados, competentes e todos os demais colaboradores que ao longo dos anos passaram por esta empresa, dando sua contribuição, objetivando proporcionar melhor qualidade de vida para toda a população novaodessense”.

MARCA

Em 2020, a empresa mudou de nome e ganhou uma nova marca. A novidade faz parte da nova identidade visual da companhia e representa o reposicionamento da empresa no mercado. É o terceiro logo da Coden em 43 anos de história. O primeiro, que trazia uma estrada como elemento principal, sintetizava a missão inicial da empresa, de construir obras públicas. A segunda geração era uma gota d’água invertida caracterizada de operário. O personagem foi escolhido em 2004, por meio de um concurso público com a participação de alunos do Ensino Fundamental das redes Municipal e Estadual. No entanto, é a primeira vez que a companhia tem uma identidade visual completa, com fontes próprias para uso geral e aplicações específicas para impressos e meios digitais.