in

Cobertura vacinal: Nova Odessa aparece na 536ª posição entre os 645 municípios, aponta ranking

Na Região Metropolitana de Campinas, percentual de moradores que receberam as duas doses ou dose única contra o novo coronavírus (Covid-19) coloca a cidade em 17º lugar entre 20 municípios

saude-promove-novo-dia-v-de-vacinacao-neste-sabado-jno

O novo ranking da cobertura vacinal completa contra a Covid-19 por município, lançado nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde, pode servir como explicação para o “esforço” que a prefeitura fará nesta final de semana prolongado – com imunização na segunda-feira, dia 1º de novembro (ponto facultativo) e na terça-feira, dia 2 de novembro (feriado). O levantamento coloca Nova Odessa apenas na 536ª posição entre as 645 cidades paulistas, com 61,98% da população já imunizada com as duas doses ou a dose única da vacina, ainda longe, portanto, da meta do programa nacional de imunização, que é de 80%.

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), esse percentual (61,98%, atualizado às 12h de ontem) coloca Nova Odessa em 17º lugar entre os 20 municípios que integram o conglomerado, à frente tão somente de Engenheiro Coelho, Cosmópolis e Sumaré, esta última, com mais de 286 mil habitantes.

RANKING

De acordo com o ranking lançado ontem pelo governo estadual, cinco cidades localizadas nas regiões de Bauru e São José do Rio Preto já ultrapassaram a meta da campanha. O primeiro lugar é ocupado por Uru, da região de Bauru, já tem mais de 96% de seus adultos completamente imunizados. Na sequência, aparecem respectivamente Adolfo, Turmalina, e Dolcinópolis, todas da região de Rio Preto e com mais de 92% de cobertura. Parisi, também desta região, tem 91%. Na RMC, Jaguariúna é o município com melhor percentual de imunização (72,35%).

O percentual é calculado em função da estimativa populacional e do total de pessoas que já concluíram o esquema vacinal indicado nas bulas dos fabricantes dos imunizantes e pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), conforme dados reportados pelos próprios municípios na plataforma estadual VaciVida.

Outras 26 cidades já têm mais de 80% de cobertura. A lista completa pode ser conferida em: https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro, acessando o ícone “Esquema Vacinal Completo”. “Parabenizamos esses municípios por atingirem a meta da campanha entre adultos e seguimos contando com a mobilização de todas as 645 cidades para proteger a população da Covid-19”, diz a coordenadora geral do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula.

Os dados de vacinação são obtidos a partir dos registros feitos pelas cidades no VaciVida, sistema que deve ser atualizado preferencialmente no mesmo dia da aplicação da segunda dose, uma vez que a falta de cadastro em tempo oportuno pelos municípios no sistema impacta na visualização adequada dos dados pelo PEI. Conforme a Resolução SS 59, que normatiza a atualização dos dados da campanha na plataforma, os municípios devem reportar tais dados em até 72 horas.

 

Vigilância se escora na ‘população elegível’

ao ser questionada sobre rabeira estadual

 

No mesmo dia em que o governo estadual divulgou a criação do ranking, que coloca Nova Odessa nas últimos posições tanto entre os 645 municípios paulista como entre os 20 municípios da RMC, a Vigilância Epidemiológica optou por comemorar o percentual da “população elegível” – todos os moradores com 12 anos ou mais – imunizados até o momento. Segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira, Nova Odessa alcançou 80,45% dos moradores nesta faixa etária já com o esquema vacinal completo.

Contudo, no boletim imediatamente anterior divulgado pela Prefeitura, isso na segunda-feira, não houve menção à “população elegível”. Na ocasião, a Vigilância informou que 60,95% dos moradores de Nova Odessa já haviam recebido duas doses ou a dose única da vacina contra o coronavírus. Questionada se a mudança tratava-se de uma coincidência, a prefeitura informou que, quando divulgou “esse cálculo diferente”, ainda não havia vacinação de adolescentes, e a “população elegível” era a “população adulta”. “Hoje (ontem) foi a terceira vez que esta estimativa foi calculada e é a primeira vez que a “população elegível ou vacinável” inclui os adolescentes, que passaram a ser elegíveis desde a divulgação anterior, entrando agora na estimativa”, justificou a assessoria de imprensa.

“Não houve qualquer mudança de critério. O boletim local continua sendo gerado quase que diariamente a partir da população total, como sempre. Não é a primeira vez que a Vigilância Epidemiológica Municipal faz e divulga esse cálculo referencial, diferente, a partir da estimativa da “população elegível” ou “vacinável”, como o fazem outras prefeituras e o próprio Governo do Estado”, reforçou. A Prefeitura, contudo, não informou quais outras cidades adotam como critério a “população elegível”.