in

Clube da Melhor Idade terá oficina de expressões artísticas em Nova Odessa

Pessoas acima de 60 anos podem participar de atividade com teatro, canto, poesia e memórias

O Clube da Melhor Idade de Nova Odessa está ampliando ainda mais a gama de atividades oferecidas gratuitamente às pessoas aposentadas e/ou acima de 60 anos. A partir desta semana será iniciado o grupo “Memórias da Vida”, que proporcionará o resgate de lembranças, além de canto, expressão corporal, poesia, musicalidade e teatro. As inscrições devem ser feitas na Secretaria do Clube.

A psicóloga e psicopedagoga Clara Anzolin está concluindo curso de teatro e vai ministrar as aulas aos idosos novaodessenses, voluntariamente, através de parceria do Clube da Melhor Idade com a Diretoria de Cultura e Turismo. “Eu trabalho nessa área e vejo necessidade de trabalhar a veia artística em idosos, junto com o resgate de memórias”, explica a profissional.

A oficina ocorre a partir da semana que vem e vai até o mês de novembro. “Temos algo programado, mas o conteúdo será também construído pelo pessoal do grupo, sem a pressão de ser algo profissional”, pondera Anzolin. A oficina é aberta aos já devidamente cadastrados e portadores de crachá no Clube da Melhor Idade, mas também para quem ainda não frequenta as atividades do espaço.

Publicidade
lote-racanto-das-aguas-1

Coordenadora do Clube da Melhor Idade, Cristiane Mareschi Barbosa destaca a disponibilidade de mais uma atividade. “O grupo propõe promover, prevenir e manter condição física, emocional e social, trabalhando a significação da linguagem corporal no processo de envelhecimento”, acrescenta. “É muito importante integrar as partes física e mental dos idosos, com mais essa atividade”, completa a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza.

O Clube da Melhor Idade de Nova Odessa possui diversas modalidades oferecidas gratuitamente: Ginástica Localizada, Hidroginástica, Natação, Karatê, Judô, Vôlei Adaptado, Dança Coreografada, Canto, Pilates, Exercícios Funcionais e de Equilíbrio, além de Jogos de Mesa (Dama, Truco e Dominó), grupos de trabalho com diabéticos e hipertensos, assim como o projeto de ‘Papoterapia’.

Nova Odessa recebeu no final do ano passado o Selo Inicial Amigo do Idoso, dado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Realizada por meio do Programa SP Amigo do Idoso, a iniciativa reconhece boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas, incluindo ainda o funcionamento do Conselho Municipal, atualização cadastral no CadÚnico e ações/serviços socioassistenciais.

As inscrições para o grupo “Memórias da Vida” devem ser feitas na sede do Clube da Melhor Idade, que fica na rua Heitor Penteado, número 199, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os interessados devem apresentar o documento de identidade (RG) e comprovante de endereço. O telefone para obter mais informações é o (19) 3476-6053.