‘Cidadania’ será tema abordado em palestras com alunos da rede pública de Nova Odessa

O projeto “Anjos da Escola” foi criado pela Prefeitura com o objetivo de promover a aproximação da Guarda Civil Municipal com o ambiente escolar

SONY DSC

O programa “Anjos da Escola” vai abordar o tema “cidadania” em mais um ciclo de palestras neste ano nas escolas da rede pública de Nova Odessa. Os encontros com os alunos do 5º ano do ensino fundamental começam no dia 23 de agosto, às 11h, na Emef Paulo Azenha, na Vila Azenha, e terminam no dia 1º de novembro, às 8h e às 13h30, na Emefei Therezinha (Bela Vista), e Emef Almerinda (Klavin), respectivamente (veja relação completa abaixo).

Desenvolvido pela Guarda Civil Municipal em escolas da rede pública desde 2013, o programa “Anjos da Escola” já abordou este ano os temas “bullying” (para alunos do 4º ano) e os perigos do uso do cerol, fogos de artifício e soltura de balões (para estudantes do 3º, 4º e 5º anos) que receberam diversas orientações.

O projeto “Anjos da Escola” foi criado pela Prefeitura com o objetivo de promover a aproximação da Guarda Civil Municipal com o ambiente escolar, levando para as escolas do município a experiência profissional da segurança pública e transmitindo valores como amizade, companheirismo e respeito, favorecendo um ambiente saudável nas escolas e na sociedade.

A equipe do projeto é composta pelos GCMs Straioto, Peterlevitz e Goulart. “São temas que estão no cotidiano dos jovens, nas escolas e na comunidade”, destaca o GCM Straioto. “Nesta última etapa, vamos falar sobre o significado da palavra cidadania dentro de um contexto mais amplo, abordando a preservação do patrimônio público e a conscientização contra as pichações. A atenção é especial com os estudantes que estão no último ano antes da migração para as EEs (Escolas Estaduais), onde conviverão com alunos de idade maior. Queremos que estejam mais espertos, para não ser influenciados negativamente pelos maiores”, pondera.

Esporadicamente, os integrantes do projeto são convidados a ministrar palestras semelhantes para adolescentes atendidos pelo SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade). “É importante todo o apoio que recebemos da direção da Guarda e da Secretaria de Educação”, menciona Straioto. O serviço da corporação envolve não apenas palestras, mas também a Ronda Escolar, orientações de trânsito e ainda aos pais dos estudantes. “É um trabalho completo, não apenas no entorno, mas dentro do ambiente escolar”, reforça Straioto. “O projeto transmite conhecimento sobre o papel da Guarda na sociedade, aproxima a corporação da realidade desses jovens de uma maneira positiva”, conclui.

A agenda de palestras sobre “Cidadania”

Dia 23/08 às 11h – Emef Paulo Azenha (Vila Azenha) Dia 30/08, às 8h e 13h15 – Emef Alvina Adanson (São Jorge) Dia 06/09, às 10h – Emefei Augustina Paiva (São Francisco) Dia 13/09, às 8h e 13h – Emefei Osvaldo (Marajoara) Dia 04/10, às 7h30 – Emef Alzira Delegá (Green Village) Dia 18/10, às 7h30 e 13h30 – Emefei Simão Welsh (Santa Rita II) Dia 20/10, às 7h30 e 13h30 – Emef Salime Abdo (Alvorada) Dia 25/10, às 7h30 e 13h30 – Emef Haldrey Michele (São Manoel) Dia 27/10, às 7h30 e 13h30 – Emef Dante Gazzetta (Centro) Dia 1º/11, às 7h30 – Emefei Therezinha (Bela Vista) Dia 1º/11, às 13h30 – Emef Almerinda Delben (Klavin)