in

Cidadania’ é tema de novo ciclo de palestras dos ‘Anjos da Escola’

Palestras com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental começam nesta terça-feira

SONY DSC

Você sabe quais os seus direitos? E os seus deveres? Crianças têm obrigações a cumprir? Quais? Estas são algumas das perguntas que serão respondidas durante mais um ciclo de palestras que os “Anjos da Escola” iniciam hoje na rede pública de ensino. Último ciclo do projeto em 2017, os guardas municipais conversarão com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre “Cidadania”.
“É importante as crianças saberem desde cedo quais seus direitos e deveres, o que podem e não podem fazer. Isso ajuda a crescerem mais conscientes de seu papel na sociedade”, explicou o guarda municipal Straiotto que, junto dos guardas Duarte e Peterlevitz realizam o projeto com alunos da rede pública de educação.
“Já falamos sobre os riscos do cerol, posse responsável, bulliyng e, agora, fechando o ano, vamos falar um pouco sobre cidadania e a importância de sermos cidadãos conscientes, de bem”, continuou.
O ciclo de palestras terá início às 10h com alunos da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Vereador Osvaldo Luiz da Silva. “Teremos turmas às 10h e 14h nas escolas e pretendemos falar com cerca de 650 alunos”, afirmou o guarda.
O cronograma segue no dia 12 na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Salime Abdo e no dia 14 na Emef Profa. Alvina Maria Adamson. Em seguida, os “Anjos da Escola” falarão com alunos da Emef Almerinda Delegá Delben (dia 17), Emef Dante Gazzetta (dia 19), Emefei Simão Welsh (26), Emefei Profa. Augustina Adamson Paiva e Emef Profa. Haldrey Michelle Bueno (ambas no dia 03/10).
Finalizando o ciclo de palestras sobre Cidadania, acontecerão palestras com alunos da Emefei Profa. Theresinha Antonia M. Merenda (10/10), Emefei Paulo Azenha (17/10) e Emef Profa. Alzira Ferreira Delegá (24/10). “Passaremos por 11 escolas conversando e orientando os alunos”, finalizou Straiotto.
O “Anjos da Escola” foi criado em 2013 e tem como objetivo promover a aproximação da Guarda Civil com o ambiente escolar, levando para as escolas a experiência profissional da segurança pública e transmitindo valores como amizade, companheirismo e respeito, que favoreçam um ambiente saudável nas escolas e sociedade. Os agentes são responsáveis pelo desenvolvimento de programas e palestras voltados à conscientização dos alunos, com campanhas educativas.