Cartão +Saúde: Central de Atendimento fará plantão no sábado e domingo para emitir cartões

A partir desta segunda-feira, dia 10 de junho, a Secretaria de Saúde vai exigir o cartão para quem for marcar consultas com médicos especialista

A Central de Atendimento da Saúde vai funcionar em regime de plantão neste sábado e domingo para atender o usuário da rede pública que ainda não realizou o recadastramento e, por esse motivo, não tem em mãos o Cartão +Saúde. No sábado, o atendimento será das 8h às 16h e no domingo, das 8h às 13h. A Central funciona na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional), que fica na Avenida Eddy de Freitas Crissiúma, 150, atrás do Hospital e Maternidade Municipal e da Prefeitura. Importante ressaltar que o recadastramento só termina no final de dezembro, porém, a partir desta segunda-feira, dia 10 de junho, a Secretaria de Saúde vai exigir o cartão para quem for marcar consultas com médicos especialista – tanto no Ambulatório de Especialidades como nas UBS’s (unidades básicas de saúde) -, para o fornecimento de vacinas e para o agendamento de exames.

Nos dias úteis, o horário de funcionamento da Central de Atendimento é das 7h às 16h. A equipe de atendentes já foi reforçada pela Secretaria de Saúde. Outra mudança anunciada esta semana pela pasta é que não haverá mais agendamentos para o recadastramento. Para retirar o cartão, basta o usuário da rede pública procurar a Central com RG (original), CPF (original) e comprovante de endereço no nome do requerente. Contudo, as pessoas que já tem o atendimento agendado exclusivamente dentro do mês de junho podem comparecer à Central no dia e horário marcados. “É importante deixar bem claro para a população que o recadastramento não termina nesta sexta-feira. Ele só vai ser encerrado em dezembro. Entretanto, a partir de segunda-feira, dia 10, nós vamos exigir o Cartão +Saúde para quem for marcar consulta com especialista, tomar vacina ou agendar um exame. Sem o cartão, isso não será possível”, explicou Vanderlei Cocato, secretário de Saúde.

Publicidade
AllGo Locação de Impressoras

Cocato ressalta também que o funcionamento neste sábado e domingo é uma oportunidade para aqueles usuários que não conseguem se dirigir até à Central nos dias úteis por diversos motivos. “A Central atende das 7h às 16h sem parada para o almoço, mas mesmo assim tem morador que não consegue fazer o cartão nestes dias e horário. Então, vamos funcionar neste sábado e domingo para que todos possam ter a oportunidade de fazer o recadastramento. Depois veremos a possibilidade de realizar um novo plantão, mas é importante que todos que precisam aproveitem esse plantão de sábado e domingo”, reforçou o secretário.

DOCUMENTOS
Os documentos exigidos para o recadastramento e, consequentemente, para emissão do Cartão +Saúde, são os originais de RG, CPF e comprovante de endereço (água, luz, internet e outros) em nome do requerente. Os menores devem comprovar filiação através de certidão de nascimento ou RG próprio. Os casados podem comprovar residência mediante certidão de casamento e comprovante em nome do marido ou esposa.

CUSTEIO
O secretário reforça ainda que o recadastramento tem como objetivo possibilitar o atendimento para quem realmente é de Nova Odessa. “Infelizmente, a gente constata que muitas pessoas de outras cidades usam o endereço de um amigo ou um parente de Nova Odessa e vem buscar atendimento aqui, prejudicando quem é morador de Nova Odessa”, disse.