Carreta de mamografia segue com atendimentos em Nova Odessa até 6ª feira

No sábado, só haverá atendimento para as mulheres que precisarem realizar exames complementares

A equipe do programa “Mulheres de Peito”, que realiza exames de mamografia gratuitamente, seguirá atendendo em Nova Odessa até sexta-feira. A vinda da unidade móvel ao “Paraíso do Verde” é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o governo estadual. Por dia, são distribuídas 50 senhas e os exames são feitos entre 9h e 18h na própria carreta, que está estacionada em frente ao Paço Municipal (Avenida João Pessoa, 777, Centro). No sábado, só haverá atendimento para as mulheres que precisarem realizar exames complementares.

Nesta terça-feira (26), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, acompanharam o atendimento e agradeceram aos profissionais pelo atendimento. “Nossa rede municipal de saúde, felizmente, dá toda a assistência necessárias às mulheres, mas a vinda da carreta para a realização destes exames de mamografia reforça o nosso trabalho. Por isso, fiz questão de agradecer pessoalmente a cada um deles”, disse o prefeito Bill. “Sabemos que no caso do câncer, quanto antes detectado o tumor, maiores as chances de cura e esta é uma iniciativa não apenas de combate à doença, mas de estímulo aos cuidados com a saúde. Nosso objetivo, com mais essa parceria, é detectar precocemente o câncer de mama e facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento da doença”, completou o secretário Cocato.

Publicidade
AllGo Locação de Impressoras

Mulheres entre 35 e 49 anos devem estar munidas de pedido médico, Cartão SUS e RG. Já as mulheres acima de 50 anos, precisam apresentar apenas RG e Cartão SUS. A mamografia é considerada essencial para prevenção ao câncer de mama. Com 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura, a carreta é equipada com mamógrafo, aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. A unidade móvel conta ainda com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Cocato explica que, após a realização dos exames, as mulheres serão orientadas a retirar o resultado na própria carreta. Com o resultado em mãos, a paciente deve levar o exame até uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para avaliação de diagnóstico.