in

‘Carreta de Amor’ atenderá homens e mulheres nesta quinta-feira

Os resultados serão entregues aos pacientes após análise laboratorial do próprio Hospital de Amor

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa promove, nesta quinta-feira (11), mais um mutirão de atendimentos feitos pelos profissionais do Hospital de Amor de Barretos, em sua unidade móvel conhecida como a “Carreta de Amor”. Ao todo, serão realizados 90 exames em mulheres e homens (Papanicolau e PSA), conforme prévio agendamento nas UBSs (unidades básicas de saúde), durante campanha realizada em janeiro.

Os resultados serão entregues aos pacientes após análise laboratorial do próprio Hospital de Amor. “Os casos de diagnósticos positivos também receberão tratamento de lá, que é uma referência no tratamento a pacientes com câncer em todo o Brasil e no exterior. São ótimas mãos para se estar em caso de doença”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

De acordo com a coordenadora do Hospital de Amor em Nova Odessa, Cristina Galhardo, a parceria com o município tem trazido excelentes oportunidades para a população.  “Nova Odessa vem recebendo a carreta pelo menos duas vezes por ano. No ano passado, por exemplo, além de Papanicolau, também foram realizados exames de mamografia para ajudar na demanda reprimida aos pacientes da fila de espera”.

Desta vez, a participação foi livre e não houve necessidade de encaminhamento médico. “Estamos ampliando o atendimento em prevenção à saúde. Sabemos que principalmente no caso de câncer, quanto antes detectado o tumor, maiores são as chances de cura”, concluiu o secretário.

CAPACITAÇÃO

No último dia 22 e 23 de março, a médica pediatra de Nova Odessa, Lívia Abreu Azis Gomes, participou de uma oficina de capacitação em sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, em Barretos. “O foco é a prevenção sempre. Essa capacitação nos ajudará em muito no cuidado com a saúde infantil”, explicou Cristina Galhardo. Ainda em março, o diretor do Hospital do Amor – ala infantil -, Luiz Fernando Lopes, que também é médico pediatra, esteve em Nova Odessa, onde ministrou uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil e a humanização no tratamento a esses pacientes. “Tudo isso é um avanço para o combate a esta doença tão terrível. A Cristina está de parabéns pelo trabalho que desenvolve na cidade. Nosso alvo é ser referencial na prevenção ao câncer”, disse Cocato.