Capuava e Alvorada abrem cronograma de dedetização contra ratos e baratas em Nova Odessa

A campanha de controle de pragas urbanas é realizada duas vezes por ano no município

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) iniciou nesta segunda-feira (6), pelos bairros Capuava e Alvorada, a campanha 2020 de desbaratização e desratização no município. Com foco nas baratas, a primeira fase dos trabalhos deve ser concluída até 7 de março e vai atingir todas as regiões da cidade. A dedetização está sendo realizada pela Combatec Controle de Pragas e Higienização, empresa contratada pela companhia, que é responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos na cidade.

O trabalho, que consiste na aplicação de veneno em bueiros, bocas de lobo e poços de visita (PV’s) da rede de esgoto, está sendo acompanhado por técnicos da Coden. “Nós entregamos o mapa da rede à empresa e estamos dando suporte na identificação dos pontos de acesso à tubulação. É um trabalho minucioso, feito rua por rua, para que todo sistema seja dedetizado”, explicou o gerente técnico operacional da Coden, Rean Sobrinho.

Sobrinho orienta os moradores que sentirem cheiro de veneno dentro da residência a entrarem em contato com a Coden, por meio da linha gratuita 0800-7711195. “Se isso ocorrer, é porque o imóvel tem ligação de água pluvial [de chuva] na rede de esgoto, fazendo com que o gás venenoso saia pelo ralo, e isso não é permitido”, disse ele.

Depois de Capuava e Alvorada, serão visitados os bairros Santa Rita I, condomínios Di Firenze e Di Napoli, Jequitibás, Santa Rita II, Monte das Oliveiras, Residencial das Árvores (Ipê Branco, Ipê Amarelo e Ipê Roxo) e Jardim dos Ipês. Nesses locais, a aplicação do veneno correrá até o próximo dia 20 (veja o cronograma abaixo).

A veterinária Paula Faciulli, coordenadora do Setor de Zoonoses e do programa de controle de pragas urbanas do município, chama a atenção para medidas que devem ser adotadas durante a desbaratização. “Quando o veneno é lançado na rede de esgoto, baratas e outros insetos tentam fugir, em busca de outro local para sobrevivência. Por isso, é fundamental que todos os ralos da casa fiquem fechados durante o processo”, explicou a veterinária.

Segundo a coordenadora, o combate aos ratos será realizado logo após o encerramento do cronograma de desbaratização e seguirá a mesma sequência de bairros. A campanha de controle de pragas urbanas é realizada duas vezes por ano no município.

A chefe do Setor de Zoonoses afirma que a população pode ajudar no combate às pragas mantendo a casa limpa e não deixando louças com restos de comida na pia. O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, chama a atenção para a importância da dedetização. “O combate a ratos, baratas e outras pragas urbanas é um dos pilares para garantia de saúde à população. As baratas atraem os escorpiões, que podem se tornar grandes ameaças no ambiente doméstico, principalmente para as crianças. Os ratos são transmissores de doenças graves, além de danificarem roupas e móveis”, disse Cocato. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o rato pode transmitir mais de 200 doenças. A leptospirose, as hantaviroses e a peste estão entre as mais comuns.

Confira a programação:

6 a 20/1 – Capuava, Alvorada, Santa Rita I, condomínios Di Firenze e Di Napoli, Jequitibás, Santa Rita II, Monte das Oliveiras, Residencial das Árvores (Ipê Branco, Ipê Amarelo e Ipê Roxo) e Jardim dos Ipês.

20 a 27/1 – Palmeiras, São Manoel, Altos do Klavin, Parque Residencial Klavin e 23 de Maio.

27/1 a 5/2 – Maria Raposeiro Azenha, Éden, Campos Verdes, Vila Nova, Lopes Iglesias, Green Village, Letônia e Jardim Conceição.

5 s 12/2 – Campo Belo, condomínios Hípica, Primavera e Imigrantes, Maria Helena, Bela Vista, Santa Rosa, Europa e Centro.

12 a 21/2 – Condomínio Cerejeiras, Marajoara, Novos Horizontes, Mathilde Berzin, Planalto, Parque Fabrício, Distrito Industrial e Jardim Eneides.

21/2 a 7/3 – São Francisco, Residencial Fibra, Santa Luiza I e II, Nossa Senhora de Fátima, Triunfo, São Jorge, Flórida, Vila Azenha e Fadel.