in

Cano de esgoto estoura e alaga escola

De acordo com a moradora, há um mês quatro reclamações foram feitas na Coden

Um cano da rede de esgoto da rua Manoel de Oliveira Azenha, no bairro São Manoel se rompeu na manhã de terça-feira, dia 27, e causou transtornos a moradores e estudantes da Cmei Victor Facchin Canossiano Padre.
O rompimento da tubulação fez com que o conteúdo do encanamento invadisse a escola. “A água de esgoto continha fezes, e o mau cheiro estava insuportável”, relatou a munícipe.
De acordo com a moradora, há um mês quatro reclamações foram feitas na Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). “Liguei na Coden relatando que estávamos sentindo um mau cheiro aqui na rua, eles vieram e nos disseram que, o problema não era na rua”, contou ela.
Mas o que era para resolver o problema terminou em uma grande dor de cabeça. “Cheguei a trocar o encanamento, instalar caixa de gordura, mas o mau cheiro permaneceu. E agora acontece isso, ou seja, o problema era na tubulação de esgoto que já está velha”, lamentou a moradora.
O incidente, segundo ela, causou a interrupção das aulas da Cmei. “O mau cheiro estava muito forte, as crianças tiveram que ser dispensadas”, relatou a moradora.
Ela reclamou ainda do descaso da Coden em relação ao problema. “Moro há pelo menos 27 anos aqui no bairro e nunca houve a troca da tubulação. Precisou acontecer isso para se atentarem ao problema”, finalizou ela.

ESCLARECIMENTO
Em nota, a Companhia esclareceu que “a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água e esgoto no município, realizou três atendimentos dessa reclamação, até então de mau cheiro, nos dias 22/5, 7/6 e 19/6, além desta última datada de 27/6. O que ocorreu foi o retorno de resíduos do esgoto da tubulação da unidade escolar e do imóvel vizinho, devido ao mau uso da rede coletora de esgoto – por parte do citado imóvel particular, onde havia uma válvula de retenção instalada dentro do perímetro da casa, ao invés da calçada. Foram detectados resquícios de diversos materiais que não deveriam ser jogados na rede de esgoto, ocasionando o entupimento e retorno na tubulação. Após a ocorrência atípica, a Coden auxiliou na limpeza da unidade escolar e fez a instalação de válvula de retenção no local, para que não haja possibilidade do problema voltar a ocorrer, independente do imóvel vizinho”, finalizou a nota.