in

Campanha ‘Doe Sangue’ acontece neste sábado no Ambulatório de Especialidades de Nova Odessa

campanha-doe-sangue-acontece-neste-sabado-no-ambulatorio-de-especialidades-de-nova-odessa-jno

A segunda edição do ano da Campanha “Doe Sangue, Salve Vidas” deste ano acontece neste sábado (14/05) no Ambulatório de Especialidades de Nova Odessa. Organizada pelo Lions Clube local, em parceria com o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Secretaria Municipal de Saúde, a ação será das 8h30 às 12h.

Os interessados em participar da campanha devem apresentar documento oficial com foto (RG e CNH, entre outros); ter mais de 16 anos de idade, e no caso dos adolescentes, devem estar acompanhados pelos pais; pesar mais de 50 quilos; ter boa saúde, além de não estar em jejum; dormir ao menos seis horas antes da doação e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.

“As coletas periódicas têm como objetivo repor os baixos estoques de sangue do Hemocentro, que cede bolsas para os pacientes do próprio município e de outras cidades da região. Os Hospitais atendidos pelo Hemocentro da Unicamp precisam dessas bolsas. Por isso, pedimos àqueles que podem doar, que compareçam e nos ajudem a salvar vidas”, destacou o presidente do Lions Clube novaodessense, Olair dos Santos.

No ano passado, o Lions promoveu quatro edições, que totalizaram 309 bolsas coletadas. “Essa é uma causa muito nobre, porque tem muita gente precisando de doação de sangue. Peço aos moradores de Nova Odessa e também das cidades vizinhas, que podem doar sangue, que façam esse gesto de amor, porque muitas vidas poderão ser salvas com essas doações”, disse o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.

É sempre bom desmistificar os tabus e lembrar que doar sangue faz bem: não afina nem engrossa o sangue; não engorda nem emagrece; não vicia e faz um bem danado para a consciência. Ao realizar uma doação, o doador ajudará, pelo menos, três pacientes que necessitam de transfusão.

SAIBA MAIS

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 18 e 69 anos – mas são aceitos candidatos a partir dos 16 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal. O doador deve pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos seis horas. Não é necessário estar em jejum. É importante que o doador esteja em boas condições de saúde.

Os doadores ganham um exame completo de sangue, que é enviado posteriormente através de uma carta. São realizados os seguintes exames de triagem no sangue doado: aids, sífilis, hepatite, chagas, formas raras de hemoglobina, grupos sanguíneos e fator RH. As pessoas não podem ter sintomas gripais e respiratórios ou febre. Serão dispensados os doadores que estiveram em viagem internacional nos últimos 30 dias.

Também é possível, ao doar sangue, pedir para ser cadastrado no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Isto porque os Hemocentros Regionais, mais conhecidos como “Bancos de Sangue”, são os responsáveis pelo cadastramento dos interessados em se tornar doadores de medula óssea. Os dados são agrupados em um registro único e nacional. Informações pelo telefone 0800 722-8432.