in

Campanha de vacinação contra pólio é prorrogada até 30 de novembro

O município possui pelo menos 2.645 crianças nessa faixa etária

campanha-de-vacinacao-contra-polio-e-prorrogada-ate-30-de-novembro-jno

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa informou que a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação, que seria encerrada nesta sexta-feira (13), será prorrogada até 30 de novembro. A medida foi adotada devido à baixa cobertura no município. Balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica aponta que apenas 60,8% do público-alvo da campanha havia sido imunizado até a tarde de quinta-feira (12). A meta é vacinar 95%.

De acordo com o levantamento divulgado pela secretaria, 1.609 crianças de 1 a 4 anos receberam a dose da vacina oral contra a pólio (gotinha) entre 5 de outubro e 12 de novembro. O município possui pelo menos 2.645 crianças nessa faixa etária.

Nesse mesmo período, dentro da Campanha de Multivacinação, 1.176 doses de outras 15 vacinas foram ministradas em crianças e adolescentes menores de 15 anos. Elas representam 51,5% das 2.282 pessoas que procuraram as unidades básicas de saúde da cidade para verificar se havia pendências na imunização.

A pasta informou que tem trabalhado na conscientização dos pais sobre a importância de manter a vacinação dos filhos em dia. Entre as medidas adotadas, há uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, por meio da qual a rede municipal exige a carteirinha de vacinação atualizada nos atos de matrícula e rematrícula. O prazo para atualização vai até 21 de dezembro. Com isso, a Prefeitura espera melhorar a taxa de cobertura na cidade.

As doses contra a paralisia infantil e outras 18 doenças seguirão disponíveis nas UBS’s do Centro, Jardim São Jorge, Jardim São Manoel, Jardim Novos Horizontes, Jardim São Francisco e do Jardim Alvorada. As salas de vacina funcionam das 7h30 às 15h30.

O foco da vacinação contra a pólio são as crianças de até 5 anos. No entanto, são estratégias diferentes. O público-alvo da vacina oral, gotinha, são as crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias que já tomaram as três doses de rotina (injeções intramusculares) e deverão tomar a dose extra ou de reforço. Porém, segundo a secretaria, caso ainda não tenha completado a rotina, a criança pode ser levada para atualização da carteirinha.

Além da vacina oral contra a pólio, também estão disponíveis vacinas para HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), ACWY (contra quatro tipos de meningite), que foi incluída recentemente no calendário do Sistema Único de Saúde, DTP (Difteria, Tétano, Pertussis), Hepatite B (HB recombinante), febre amarela, SCRV (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela) e SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola), entre outras.