in

Campanha de vacinação contra gripe terá ‘drive thru’ para idosos em Nova Odessa

A campanha nacional foi antecipada pelo Ministério da Saúde porque a imunização auxilia na triagem dos casos de Covid-19. A vacinação se estende até 23 de maio, num total de três fases

Nova Odessa terá um posto de vacinação ‘drive thru’ durante a campanha de imunização contra a gripe, que começa hoje (23) com o grupo prioritário formado por idosos e profissionais de saúde. No local, homens e mulheres com mais de 60 anos poderão receber a dose da vacina sem sair do carro. A Secretaria de Saúde do município estima que seis mil pessoas nessa faixa etária sejam vacinadas. A campanha nacional foi antecipada pelo Ministério da Saúde porque a imunização auxilia na triagem dos casos de Covid-19. A vacinação se estende até 23 de maio, num total de três fases.

O ‘drive thru’ novaodessense da vacinação contra variações do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B), que causam a gripe, vai funcionar no Ambulatório de Especialidades Médicas, que fica na Avenida João Pessoa, número 833, no Bosque dos Cedros, ao lado do Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, explica que o objetivo da medida é evitar que os idosos, público mais vulnerável ao coronavírus, fique em aglomerações. “O paciente vai chegar, entregar a carteirinha de vacinação ao agente de saúde e receberá a dose da vacina dentro do carro. Vai ser tudo muito rápido”, afirmou o secretário de Saúde.

Além desse posto, a imunização ocorrerá em outros três locais em Nova Odessa: na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professora Salime Abdo’, no Jardim Alvorada; e nas UBS’s do Jardim São Francisco e do Jardim Marajoara. Nas unidades básicas de saúde, as doses estarão disponíveis das 7h às 15h30. Já no Ambulatório de Especialidades e na escola Salime, a vacinação ocorrerá das 8h às 15h.

Apesar da disponibilidade dos três postos convencionais, o secretário de Saúde orienta as famílias a optarem pelo ‘drive thru’. “É uma forma mais segura. Por isso, pedimos aos filhos e netos que ajudem e levem os idosos que não têm carro ao posto do ambulatório”, reforçou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

A segunda fase da campanha começa em 16 de abril para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos. O Dia D será em 9 de maio. A partir dessa data, serão vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.