in

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa hoje

Profissionais de saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais serão os primeiros a serem imunizados

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa inicia na próxima segunda-feira, dia 23, mais uma edição da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A exemplo do ano passado, a imunização será feita em etapas, começando pelos profissionais de saúde, indígenas e pessoas com mais de 60 anos. Ao longo da campanha, serão imunizados também crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, gestantes, puérperas, professores, pessoas privadas de liberdade e portadores de doenças crônicas.

“A exemplo do que já aconteceu no ano passado, a imunização será feita em etapas, com atendimento de diferentes grupos prioritários ao longo da campanha. Estamos recebendo as primeiras doses das vacinas e nossas equipes estarão a postos para o atendimento dos pacientes que se enquadram nos grupos a serem imunizados”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Paula Mestriner.

Segundo ela, projeções feitas com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que entre as 10 mil pessoas que devem ser imunizadas na cidade estão cerca de 5,7 mil idosos e 3 mil crianças.

Secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato, reforçou a importância da vacinação. “Esta é uma campanha realizada anualmente e que tem caráter preventivo. Esta ação é realizada nesta época por ser o período de circulação do vírus. A gripe, se não tratada de forma correta, pode matar. É claro que idade e condições de saúde da pessoa são levadas em consideração, mas todo cuidado é pouco. Então, convido as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para que se imunizem. Elas estão se protegendo e garantindo também a saúde dos seus familiares e da comunidade”, disse.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica orientou que pessoas que não se enquadram nos grupos determinados pelo Ministério da Saúde devem procurar a vacina na rede particular. “O número de doses que recebemos são exclusivas para os grupos de risco”, frisou.

CRONOGRAMA

De acordo com o cronograma passado pelo Ministério da Saúde, a partir de segunda-feira (23) serão imunizados profissionais de saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais. A partir do dia 02 de maio deverão tomar a vacina crianças entre 6 meses e 5 anos de idade incompletos, gestantes e puérperas.

O terceiro e último grupo, formado por pessoas com doenças crônicas, professores e pessoas privadas de liberdade, começa a ser imunizado a partir do dia 09 de maio.

Além da vacinação durante a semana, no dia 12 de maio acontece a mobilização nacional contra a gripe. “Será um sábado em que os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h para imunizar pacientes que estão nos grupos prioritários, mas que não puderam se deslocar a uma unidade durante a semana”, explicou Paula.

CASOS

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nova Odessa registrou um caso suspeito de H1N1. No entanto, ela ressaltou que não é preciso preocupação por parte da população, já que o registro de suspeitas é comum nesta época do ano. “Por estarmos em um período de circulação do vírus, é comum o procedimento da equipe de suspeitar de H1N1. Por isso que os profissionais são orientados a pedir exames para esta doença”, disse. “No entanto, a confirmação só é possível após os resultados dos exames. Neste momento, não temos em nossa cidade nenhum caso confirmado”, continuou.

A Gripe H1N1 é causada pelo vírus Influenza A H1N1, porém mais forte do que aquele que estamos acostumados. Febre acima de 39º, dor no corpo e de cabeça, tosse, dor no peito e evolução para desconforto respiratório estão entre os sintomas da doença. Os pacientes que apresentem este quadro devem procurar atendimento no pronto-socorro ou UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa.

SERVIÇO

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A partir de segunda-feira, dia 23 de abril, das 8h às 11h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira.

A mobilização nacional acontece em 12 de maio, das 8h às 17h.

Confira os endereços dos postos de vacinação:

UBS 1: Avenida Carlos Botelho, 3 – Centro UBS 2: Rua São Paulo, 65 – Jardim São Jorge UBS 3: Rua Sigesmundo Anderman, 731 – Jardim São Manoel UBS 5: Rua das Imbuias, 65 – Jardim Alvorada Unidade Básica de Acesso Avançado: Rua Louis Francescon, 65 – Jardim São Francisco