Campanha de doação de sangue será na Etec neste sábado

De acordo com a secretária do Lions Clube, Rita de Cássia Jirschik da Cruz, nesta oportunidade, a campanha será realizada dentro do calendário “Junho Vermelho”, instituído em 2017

No próximo sábado (1º), a unidade da Etec (Escola Técnica Estadual) de Nova Odessa volta a receber, excepcionalmente, a Campanha “Doe Sangue, Salve Vidas”, devido ao sucesso da primeira ação realizada em outubro do ano passado. Realizada pelo Lions Clube em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a mobilização ocorre das 8h30 às 12h e busca repor o estoque do Hemocentro, que cede as bolsas aos pacientes do município.

De acordo com a secretária do Lions Clube, Rita de Cássia Jirschik da Cruz, nesta oportunidade, a campanha será realizada dentro do calendário “Junho Vermelho”, instituído em 2017. “ O objetivo é incentivar a doação de sangue neste mês, quando os estoques caem e a população deixa de doar. Por isso, estamos atendendo a solicitação da direção da Etec para que a campanha seja novamente realizada na escola com impactos positivos em toda a comunidade de alunos e familiares”, explica Rita.

A campanha de doação de sangue do Lions é promovida a cada dois meses e costuma ocorrer no Ambulatório de Especialidades, ao lado do Hospital Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’. “Independentemente do local, mais uma vez estaremos dando apoio logístico e deslocando profissionais para esta ação importantíssima do Lions para o Hemocentro da Unicamp. Entendemos que doar sangue é salvar vidas”, destaca o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

ETEC. Para que a unidade escolar pudesse receber a campanha, inclusive passando por inspeção de técnicos do Hemocentro, foram feitas adequações e a Secretaria de Saúde vai auxiliar com o envio de um médico, um enfermeiro e uma ambulância, além de providenciar alimentação aos que estarão trabalhando no local. A iniciativa busca não apenas arrecadar bolsas de sangue, mas também cadastros para medula óssea.

Os interessados em doar sangue devem apresentar documento oficial com foto (RG e CNH, entre outros), ter entre 18 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde, além de não estar em jejum, dormir ao menos seis horas antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas no período anterior de 12 horas. Quem tem 16 ou 17 anos, pode doar acompanhado dos pais ou responsáveis e levando documento.  A Etec de Nova Odessa fica na Avenida São Gonçalo, 2.770, no Jardim Alvorada.