Campanha de doação de sangue em Nova Odessa arrecada 68 bolsas

A mobilização, que recebe todo apoio da Secretaria Municipal de Saúde, busca repor o estoque do Hemocentro, que cede as bolsas aos pacientes do município

A campanha de doação de sangue realizada sábado (3) no Ambulatório de Especialidades Médicas de Nova Odessa arrecadou 68 bolsas para o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sendo que 20 pessoas fizeram a doação pela primeira vez. Denominada “Doe Sangue, Salve Vidas”, a campanha ainda realizou três cadastros para doadores de medula óssea e volta a ser realizada em Nova Odessa no mês de outubro. A mobilização, que recebe todo apoio da Secretaria Municipal de Saúde, busca repor o estoque do Hemocentro, que cede as bolsas aos pacientes do município.

A campanha de doação de sangue é organizada pelo Lions e acontece a cada dois meses. “Mais uma vez demos todo o dando apoio logístico e também deslocamos profissionais para esta ação importantíssima do Lions para o Hemocentro da Unicamp. Entendemos que doar sangue é salvar vidas”, destacou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, que participou da ação ao lado do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, um dos doadores no sábado. “Essa é a 49ª doação de sangue que faço só aqui em Nova Odessa. Doar sangue é um ato de amor, de ajuda ao próximo e ajuda a repor o estoque do Hemocentro, que atende o nosso hospital quando existe uma necessidade. Quero parabenizar a todos que, mesmo num dia frio, vieram até o Ambulatório e fizeram a sua doação”, disse o prefeito.

Os interessados em doar sangue sempre devem apresentar documento oficial com foto (RG e CNH, entre outros), ter entre 18 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde, além de não estar em jejum, dormir ao menos seis horas antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas no período anterior de 12 horas. Quem tem 16 ou 17 anos, pode doar acompanhado dos pais ou responsáveis e levando documento. Ao realizar uma doação de sangue, você pode estar ajudando ao menos três pacientes que necessitam de transfusão.

O sangue coletado pelo Hemocentro é processado dentro de rigorosos critérios, separados em componentes e examinados em modernos laboratório. O total de arrecadações chegou a 420 bolsas de sangue em 2018. Mais informações sobre a próxima campanha do Lions Clube e parceiros podem ser obtidas pelos telefones (19) 3476-8194 e (19) 3466-1350.