in

Campanha de Desbaratização continua percorrendo bairros

O setor de Zoonoses da Diretoria de Vigilância em Saúde de Nova Odessa continua realizando o cronograma da nova etapa da Campanha de Desbaratização e Desratização na rede de esgoto do município. O procedimento é realizado a cada seis meses e tem o objetivo de evitar a proliferação de baratas e ratos, que podem ser propagadores de doenças como leptospirose e hantavirores, entre outros problemas.
O serviço tem apoio da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água e esgoto, consistindo na aplicação de inseticida nos postos de visita à rede de coleta e afastamento de esgoto. Após a desbaratização é realizada a desratização, aplicando iscas parafinadas nos poços de esgoto. E, após uma semana, realiza-se a reaplicação.
O setor de Zoonoses orienta que os moradores tampem ralos com panos úmidos ou sacos plásticos, vedem as soleiras das portas com panos ou fitas adesivas, mantenham as latas de lixo tampadas e vedem caixas de gordura com cimento. O processo todo está sendo realizado em duas etapas: a primeira foi iniciada em outubro e a próxima será em maio do próximo ano. O cronograma definido começou pelos bairros jardim São Manoel e Capuava, incluindo Santa Rita 1 e 2, Monte das Oliveiras, Campos Verdes e Palmeiras. Em seguida, percorreu Green Village, Conceição, 23 de Maio, Klavin e Altos do Klavin. “É uma previsão que temos de trabalho, mas que pode ser alterada devido à ocorrência de chuvas”, explica a encarregada da Vigilância de Zoonoses, Paula Faciulli.
A responsável frisa que a desbaratização e desratização não causam mal aos cidadãos. “O serviço tem metodologia moderna e que não traz malefícios à saúde das pessoas”, esclarece Faciulli. “O processo é novo e nem fumaça sai. Mas”, pondera a encarregada, “quem tem ligação irregular da rede de águas pluviais (de chuva) na rede de esgoto, dentro da residência, pode sair fumaça”.

CONFIRA O RESTANTE DO CRONOGRAMA DE SERVIÇOS:
De 16 a 24 de novembro: jardim Santa Rosa, São Francisco, Residencial Fibra, Santa Luiza 1 e 2, Nossa Senhora de Fátima, Triunfo e São Jorge.
De 27 a 30 de novembro: Vila Azenha, jardim Flórida e Fadel.
De 1 a 12 de dezembro: jardim Eneides, Distrito Industrial, Marajoara, Novos Horizontes, Planalto, Mathilde Berzin, Parque Fabrício, Europa e Centro.