in

Campanha arrecada 58 bolsas de sangue na última edição do ano em Nova Odessa

“Doe Sangue, Salve vidas” é parceria da Secretaria de Saúde com Lions Clube e Unicamp

A Campanha “Doe Sangue, Salve Vidas” realizou no sábado (2) a última edição do ano em Nova Odessa, ocasião em que foram arrecadadas 58 bolsas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Lions Clube e o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A ação ocorreu no Ambulatório de Especialidades ao lado do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia.

Presidente do Lions de Nova Odessa, Clébson Ferreira do Nascimento cita que cada uma das 58 bolsas possui 400 ml. De acordo com ele, o arrecadado para a época está dentro do esperado. “A média de cada campanha de doação fica entre 83 e 86 bolsas, mas por ser a que ocorre no final do ano, está dentro do previsto”, explica. “É um período que o pessoal dá uma relaxada mesmo e deixa pra doar depois”, diz.

Realizada a cada dois meses, a iniciativa tem apoio da Polícia Militar e da Etec (Escola Técnica Estadual), buscando repor o estoque do Hemocentro, que cede as bolsas ao Município quando necessário. Segundo o dirigente do Lions, a divulgação da campanha deve ser permanente. “Temos em vista a época do Carnaval, quando sempre há um aumento na demanda devido a acidentes”, pondera Nascimento.

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza realizou a sua doação de número 44 no município e se diz satisfeito. “Fico muito feliz em ajudar. A doação de sangue é muito importante porque cada bolsa doada pode salvar até quatro vidas”, ressalta. Ele lembra que a ação traz benefícios também à saúde dos próprios cidadãos. “Além do mais, renovar o sangue beneficia a saúde das próprias pessoas”, acrescenta Bill.

Podem ser doadores as pessoas entre 18 e 69 anos e que pesem, no mínimo, 50 quilos. “É muito importante mantermos essa parceria com o Lions Clube e auxiliar o Hemocentro da Unicamp. Sempre contando com a solidariedade das pessoas em ajudar ao próximo”, destaca o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. A próxima campanha será agendada para ocorrer no mês de fevereiro.