Câmara Temática de Bem-Estar Animal sugere a realização de censo e castração regional

Cada uma das 20 prefeituras que integram o Conselho indiciaram um representante para participar da Câmara

A Câmara Temática de Bem-Estar Animal foi um dos últimos projetos de Bill enquanto presidente do Conselho de Desenvolvimento, e foi criada em fevereiro deste ano.

Proposta do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, a Câmara Temática de Bem-Estar Animal sugeriu, em reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana) realizada em Nova Odessa nesta terça-feira (15), a implantação de um convênio entre o órgão e uma instituição para a elaboração de um censo amostral regional com intuito de possibilitar aos municípios uma análise fidedigna da população de animais domésticos (cães e gatos).

Além disso, a Câmara entregou uma carta de intenção para a implantação de um projeto, também regional, de castração, para que os municípios possam oferecer ou aumentar a oferta de serviços de esterilização à população de forma concomitante e em toda RMC.

A Câmara Temática de Bem-Estar Animal foi um dos últimos projetos de Bill enquanto presidente do Conselho de Desenvolvimento, e foi criada em fevereiro deste ano. Cada uma das 20 prefeituras que integram o Conselho indiciaram um representante para participar da Câmara. As cartas de intenções lidas nesta terça-feira no salão de eventos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) – palco da reunião – tem o crivo do coordenador da Câmara Temática, José Eduardo Chaib; e do relator, Wilson José Guarda.

Com relação ao censo animal regional, o documento diz que “salvo projeções pouco precisas e apontadas por organizamos do Estado, nenhum município possui informações precisas ou representativas de qual é o número real e estratificado de animais existentes em cada localizada. É fato também de que a obtenção deste tipo de informação precede a qualquer intervenção ou a execução de qualquer atividade relacionada ao manejo, controle e bem-estar dos animais, visto que essa informação é imprescindível para qualificação de ações, definição de prioridades e mensuração de resultados”, traz a carta. O documento diz ainda que é impossível otimizar o uso de recursos públicos sem sequer saber em quais áreas ou em quais proporções é necessário intervir com o manejo, controle e o bem-estar dos animais.

Já sobre o projeto regional de castração, o documento explica que se trata de uma proposta inovadora e que certamente será um marco para o desenvolvimento regional nas questões referentes ao manejo e controle populacional e ao bem-estar dos animais. “É preciso saber quantos animais e quais são as estruturas que os municípios têm para atendê-los, para identificar as demandas da região. Os projetos, com os custos, serão encaminhados para o Conselho analisar. Se forem aprovados, serão destinados recursos do orçamento para a execução”, explicou Bill. “O maior problema, hoje, é não ter conhecimento de quantos animais temos sob os cuidados dos municípios e quanto de recurso é destinado por cada prefeitura. Por isso, é importante fazer o censo animal”, completou o prefeito de Nova Odessa.