in

Câmara reconhece atividade física como essencial em Nova Odessa

Projeto, de autoria do vereador Wagner Morais, teve cinco votos favoráveis

camara-reconhece-atividade-fisica-como-essencial-em-nova-odessa-jno

camara-reconhece-atividade-fisica-como-essencial-em-nova-odessa-jno

A Câmara de Nova Odessa aprovou, na sessão desta segunda-feira, dia 24/05, projeto de lei de autoria do vereador Wagner Fausto Morais (PSDB), que reconhece a prática de atividade física e do exercício físico como essenciais para a população na cidade.

A proposta contou com cinco votos favoráveis e três contrários e segue agora para sanção ou veto do prefeito. Votaram pela aprovação do projeto, além do autor, os vereadores Paulo Bichof (Podemos), Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (PSDB), Oseias Domingos Jorge e Levi Tosta, o Levi da Farmácia, ambos do (DEM). Votaram contrários à proposta os parlamentares Sílvio Natal, o Cabo Natal (Avante), Márcia Rebeschini (PV) e Antonio Alves Teixeira, o Professor Antonio (PSD). Neste tipo de projeto o presidente da Câmara não vota.

Na justificativa do projeto, Morais destacou que, desde o início da pandemia, diversos estudos têm sido publicados apontando a importância da prática de exercícios físicos regulares no combate, não apenas da Covid-19, como das consequências do distanciamento social.

Para o vereador, a atividade física é uma forma de prevenir doenças físicas e mentais.

Os vereadores que votaram contra o projeto alegaram inconstitucionalidade da matéria, defendendo que tal proposta deveria partir do Poder Executivo.

“Estamos debatendo esse assunto há meses e até agora a prefeitura não se manifestou. Por isso apresentamos o projeto e, com a sensibilidade dos cinco vereadores, conseguimos a aprovação. A atividade física é importante não somente para a prevenção de doenças, mas também para a recuperação de pacientes que sofreram acidentes, até mesmo daqueles que se recuperam da Covid-19. Além disso, nessa época de isolamento, a atividade física é essencial para manutenção da saúde mental”, completou Morais.  

 

Educadores físicos comemoram aprovação

A aprovação do projeto que reconhece a atividade física como essencial em Nova Odessa teve boa repercussão entre educadores físicos ouvidos ontem pela reportagem do JNO.
Maurício Praço agradeceu aos vereadores que votaram favoráveis à proposta e afirmou que “a atividade física melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório. Ainda é importante para o controle de peso, hipertensão, diabetes e hoje ajuda muito na recuperação dos pacientes que tiveram Covid”, completou, acrescentando que as academias e educadores devem seguir todos os protocolos sanitários.
Lina Franciscato afirmou que, com o fechamento das academias em algumas fases do enfrentamento à pandemia, muitas pessoas foram prejudicadas. “Crianças que precisavam de natação, idosos com problema de mobilidade, pessoas que voltaram a tomar remédios fortíssimos”, lembrou.
“As evidências científicas nos mostram que a prática regular de atividade física melhora o sistema imunológico, auxilia no controle das principais comorbdidades que agravam a Covid19 como obesidade, diabetes, problemas respiratórios e cardíacos e diminui o risco de Covid grave. Além disso, o risco de hospitalizações foi 32% maior para pessoas fisicamente inativas. Também potencializa a ação das vacinas e trás saúde mental”, explicou Lina.