Câmara de Nova Odessa inicia cursos de capacitação para funcionários

O presidente Vagner Barilon tem a intenção de expandir qualificação ao público externo

A Câmara de Nova Odessa promoveu na semana passada um curso presencial de capacitação para dez servidores nas áreas de Licitações – ênfase no pregão presencial – e contratos. O objetivo é aprimorar o sistema de compras, além de iniciar o oferecimento de capacitação através do projeto denominado ‘Escola do Legislativo’, que poderá ser expandida ao público externo.

O curso teve 16 horas de aulas na quarta, quinta e sexta-feira, dias 22, 23 e 24. Houve a formação de pregoeiro e equipe de apoio, capacitados a analisar sobre inexigibilidade, dispensa e registro de preços, assim como a elaboração de editais, julgamento das propostas e desclassificação ou eliminação de fornecedores participantes de licitação. Além disso, qualificou na gestão e fiscalização contratual.

A Câmara contratou uma empresa especializada e as aulas foram ministradas pela professora Gislany Gomes Ferreira, graduada em Letras e Direito, com especialização em Licitações e Contratos Administrativos. “É uma forma de valorização do servidor e proporcionar ferramentas para desenvolver melhor as funções, melhorando a qualidade dos gastos públicos”, destaca o presidente da Câmara, vereador Vagner Barilon (PSDB).

No ano passado, Barilon visitou a Escola do Legislativo em Piracicaba, que desde 2014 oferece cursos gratuitos e de capacitação para servidores municipais e a população em geral. “Este curso aos servidores da Câmara poderá ser o embrião para ampliar ao público externo”, cita. “A ideia é trazer a população pra perto do Legislativo e a Escola é um dos projetos para isso”, reforça.

A atual gestão de Barilon está focada em aproximar o trabalho dos vereadores do cidadão comum. Desde abril do ano passado as sessões são transmitidas ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook, assim como as audiências públicas do Legislativo. Houve ainda a criação de um canal da Câmara de Nova Odessa no YouTube, onde são disponibilizadas todas as sessões e audiências realizadas no Legislativo desde o início de 2019.