in

Câmara de Nova Odessa faz último teste para realizar sessões à distância e retomar trabalhos

Vereadores se preparam para as sessões através do Skype e voltar com o ritmo anterior

Os vereadores de Nova Odessa realizaram na semana passada testes com o programa Skype para poder voltar às sessões rotineiras no período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que exige quarentena e isolamento social das pessoas. Na quarta-feira (dia 15) houve o primeiro teste e na sexta (17) ocorreu uma sessão simulada com o presidente Vagner Barilon (PSDB) e os outros oito vereadores conectados simultaneamente.

Uma equipe da Câmara tem dado suporte e acompanha os preparativos, passando orientações aos parlamentares durante a sessão on-line. Desde a decretação de pandemia do coronavírus, no começo de março, o Poder Legislativo de Nova Odessa realizou algumas sessões extraordinárias com a presença dos vereadores, mas o plenário permanecendo de portas fechadas ao público externo.

No dia 2 de abril, os vereadores aprovaram projeto da Mesa Diretora da Câmara que permite realizar sessões e audiências públicas por videoconferência no período emergencial. Uma emenda do vereador Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), determinou que as audiências de revisão do Plano Diretor Participativo sejam excluídas dessa possibilidade, podendo ter a presença física dos munícipes.

A Câmara havia publicado um ato suspendendo a realização das sessões rotineiras (ordinárias), assim como fechando os gabinetes e o acesso do público. Tudo como forma de prevenir o contágio pelo vírus. Após a autorização por lei e terminados os testes da ferramenta digital, a ideia é retornar com as sessões, mas realizando-as à distância, para discutir e votar requerimentos, moções e projetos.

“Estamos proporcionando todas as ferramentas e dando instruções para que os vereadores utilizarem o Skype, que é um programa gratuito, e a Câmara poder voltar a sua normalidade, realizando as sessões de modo virtual”, reforça o presidente Barilon. As sessões e audiências públicas, mesmo sendo virtuais, serão todas transmitidas ao vivo pelo site da Câmara, pela página oficial no Facebook e canal próprio no YouTube.