Câmara de Nova Odessa estuda implantar cursos através da ‘Escola do Legislativo’

O presidente Vagner Barilon foi até Piracicaba conhecer como funciona projeto semelhante

Oferecer cursos gratuitos e de capacitação para servidores municipais e a população em geral. Com este intuito, o vereador e presidente da Câmara de Nova Odessa, Vagner Barilon (PSDB), visitou na terça-feira (dia 11) a Escola do Legislativo de Piracicaba. É um projeto existente desde 2014 e que Barilon foi conhecer o funcionamento e a estrutura, para saber detalhes de como implantá-la na cidade.

Acompanhado de assessores, o presidente da Câmara novaodessense foi recebido pela diretora da Escola, Nanci Thame (PSDB), junto da equipe do projeto e o vereador e vice-presidente da Casa de Leis em Piracicaba, Pedro Kawai (PSDB). A Escola do Legislativo realiza “ações de educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias”.

A ideia de Barilon é aproximar a Câmara do cidadão e proporcionar a qualificação de servidores públicos. “Meu desejo é trazer a população perto do Legislativo e a Escola é um dos projetos para essa aproximação”, ressalta. A preensão é disponibilizar uma sala específica para receber os cursos. “Ficamos felizes em apresentar a nossa estrutura e saber que somos uma referência para outras Casas Legislativas”, acrescenta Kawai.

A atual gestão de Barilon está focada em levar o trabalho dos vereadores até próximo da população. Desde abril, as sessões passaram a ser transmitidas ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook, assim como as audiências públicas do Legislativo. O presidente determinou também a criação de um perfil da Câmara de Nova Odessa no YouTube e passou a disponibilizar o arquivo todo de vídeo no site.

Outro ponto destacado na nova gestão do tucano à frente do Poder Legislativo é a retomada dos projetos da ‘Câmara Melhor Idade’ e do ‘Vereador-Estudante’. O primeiro traz a participação de pessoas acima dos 55 anos e que frequentam o Clube da Melhor Idade, enquanto o segundo proporciona espaço a alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, ambos promovendo as próprias sessões.