in

Bombeiro orienta população sobre o que fazer em casos de engasgos em crianças

Durante o dia de ontem (28) o bombeiro Zamariola esteve no centro de Nova Odessa orientando a população como agir em casos de engasgo de criança

bombeiro-orienta-populacao-sobre-o-que-fazer-em-casos-de-engasgos-em-criancas-jno

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo desenvolve atividades que transmitem informações a população afim de orientar e promover a redução de acidentes. No mês de outubro, as orientações são acerca do engasgo de bebês. Durante o dia de ontem (28) o bombeiro Silvio Ronaldo Zamariola esteve no centro de Nova Odessa orientando a população como agir em casos de engasgo de criança. “Manter a calma e saber exatamente o que fazer em casos de engasgos em bebês são orientações essenciais que recomendamos a população em momentos de emergência”, contou ele.

Com o auxílio de uma boneca, o bombeiro demonstrou as manobras que devem ser executadas para liberar as vias respiratórias do bebê. “O engasgo ocorre como consequência de uma reação do próprio organismo à ingestão incorreta de alimento ou acidental de um objeto, que tomam o caminho errado, diante de uma situação como esta, é necessário manter a calma e realizar os primeiros socorros”, explicou Zamariola. Ainda segundo ele, em casos de emergência a população deve ligar para o serviço de socorro no 193, que alguns procedimentos de primeiros socorros são informados pelo telefone.

“Sempre que ocorrem acidentes domésticos desse tipo o rápido atendimento é essencial para salvar a vida de uma criança, as orientações que passamos são um importante aliado a esse pronto atendimento”, disse o bombeiro. Em bebês menores de um ano, de acordo com especialistas, o mais comum é engasgar com líquidos, principalmente o leite materno.

Orientações para evitar engasgos

• O engasgamento pode ocorrer no início da amamentação. Após 15 segundos, tire a boca do bebê do peito, para que ele possa recuperar a respiração.
• Nunca amamente a criança se estiver deitada. As chances tanto da mãe
dormir, quanto do bebê sufocar são maiores.
• Mantenha o berço sem objetos soltos, cobertores, bichos de pelúcia ou
protetores de berço, pois podem sufocá-lo.
• Quando terminar a amamentação, aguarde 15 minutos antes de deitar o
bebê na cama ou no berço. Mesmo que ele já tenha arrotado.
• Na hora de dormir, deite o bebê de costas, com a cabeça voltada para o
lado. Nos primeiros 3 meses de vida, deixe o colchão levemente inclinado,
para que a cabeça fique elevada.

Em casos de emergência

• Mantenha a calma.
• Forneça ao atendente do Corpo de Bombeiros, o endereço da emergência
com nome de cidade, rua, número e algum ponto de referência
• Confie e responda a todas as perguntas.
• O serviço 193 destina-se a emergências. EVITE TROTES