in

Bill entrega nova Unidade Básica de Saúde do jardim Alvorada

A partir desta quinta-feira, dia 13, os atendimentos serão realizados pelas médicas cubanas do programa “Mais Médicos”, além das consultas pediátricas, farmácia, dentistas e sala de vacina.

Região que mais cresce em Nova Odessa e, consequentemente, realiza o maior número de atendimentos por mês – cerca de 10 mil – o jardim Alvorada ganhou ontem, dia 12, uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde), denominada “Manoel de Oliveira Azenha”. A entrega foi feita pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e pelo secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. A obra foi toda custeada com recursos do governo estadual, por meio do financiamento realizado junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A construção aconteceu dentro do programa “Saúde em Ação” e, além do prédio, o Estado também ficou responsável pela aquisição de equipamentos. À Prefeitura de Nova Odessa, coube a contratação dos profissionais para atuar na unidade de saúde.

“Estamos entregando hoje essa moderníssima UBS (Unidade Básica de Saúde), totalmente equipada e pronta para atender a nossa população. Mas nosso governo não investe só em obras, mas também muito na manutenção da rede pública de saúde. A Lei de Responsabilidade Fiscal fala que devemos investir pelo menos 15% do nosso orçamento, mas em 2017 investimos 29,61%, ou seja quase o dobro. Isso representou mais de R$ 41,4 milhões. No primeiro semestre deste ano, já investimos R$ 22 milhões para manutenção da atenção básica, isso é 27,1% do nosso orçamento. E tem uns e outros que dizem por aí que nós não investimos na Saúde. Como não?”, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

Em sua fala, Cocato também enfatizou as mais recentes melhorias anunciadas na Saúde de Nova Odessa. “Recebemos bem aqui ao lado, recentemente, a Academia da Saúde, que hoje está funcionando como Setor de Fisioterapia, pois o espaço original – no Ambulatório de Especialidades – está passando por uma ampla reforma, que foi iniciada nesta semana. Implantamos também a classificação de risco no nosso hospital, para que possamos melhorar os atendimentos realmente mais urgentes. O laboratório de análises clínicas, felizmente, também voltou a funcionar nesta semana e logo vamos anunciar a reforma completa do hospital e maternidade. Ou seja, não estamos parados. São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo”, salientou o secretário de Saúde.

A entrega da nova UBS foi acompanhada pelos secretários Elvis Ricardo Maurício, o Pelé (Obras, Projetos e Planejamento Urbano), Robson Fontes Paulo (Assuntos Jurídicos), Levi Tosta (Esportes, Lazer, Cultura e Turismo), Mara Kilmeyers (Finanças e Planejamento) e Edson Barros (Meio Ambiente), pelos vereadores Carla Lucena (presidente da Câmara), Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, Avelino Xavier, o Poneis, e Angelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde. Fátima Bombarda, gerente de redes do programa “Saúde em Ação”, e Ester Vianna, diretora executiva da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) representaram o governo estadual na inauguração.

ESTRUTURA

Para o novo prédio da UBS do jardim Alvorada – onde vão atuar 12 funcionários -, serão transferidos a partir desta quinta-feira, dia 13, os atendimentos realizados pelas médicas cubanas do programa “Mais Médicos”, além das consultas pediátricas, farmácia, dentistas e sala de vacina. As consultas ginecológicas e infectologista permanecerão no antigo prédio, explica Cocato. A nova unidade conta com amplos consultórios – todos com ar-condicionado, sala de curativo, sala de vacina, espaço para dispensa de medicamentos, entre outros, além de banheiros totalmente acessíveis.

A antiga UBS 5 passará a se chamar a partir de agora “Centro de Saúde”. A ideia da Secretaria de Saúde é transformar o prédio em um Pronto-Atendimento com objetivo de desafogar o Hospital Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia ou criar ali o Centro de Referência da Mulher. Contudo, as propostas ainda estão em estudo dentro do plano de reestruturação idealizado pelo secretário Cocato. Certo é que no prédio da antiga UBS será adaptada uma Central de Esterilização de Materiais, serviço que hoje é terceirizado pela prefeitura.