in

Bill encabeçará força tarefa para revitalizar Ribeirão Quilombo

Atualmente, o rio está com águas altamente poluídas devido à despejos de esgotos domésticos e industriais, agravados pelo crescimento urbano em seu entorno.

O prefeito de Nova Odessa e presidente do Consórcio PCJ, Benjamim Bill Vieira de Souza, irá encabeçar uma força tarefa para recuperação do Ribeirão Quilombo.
A força tarefa deverá integrar o Consórcio PCJ, o Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares), Câmaras Municipais e prefeituras por onde passa o Ribeirão Quilombo com o objetivo de revitalizá-lo.
O Ribeirão Quilombo cruza cinco municípios. Ele nasce no município de Campinas, passando por Paulínia, Sumaré, Nova Odessa e terminando no Rio Piracicaba em Americana. Atualmente, está com águas altamente poluídas devido à despejos de esgotos domésticos e industriais, agravados pelo crescimento urbano em seu entorno, o que classifica suas águas como de classe 4, considerada imprópria para qualquer consumo, com uso permitido apenas para navegação e paisagismo.
“Nós vamos entrar numa briga grande para limpar o nosso Ribeirão Quilombo, para que ele volte a ter peixes, como quando eu era menino tive a oportunidade de pescar”, disse o Presidente do Consórcio PCJ.
Semana passada, em encontro com o governador Geraldo Alckmin, Bill aproveitou para apresentar a ideia de recuperação do Quilombo e já adiantou o pedido de recursos. “Estive com o governador para assinar a documentação para construção das barragens de Pedreira e Amparo e já aproveitei para falar do nosso ribeirão. Será preciso uma união de esforços, mas é possível recuperar o Quilombo. Nova Odessa mesmo já não polui o rio, já que a água que sai da nossa Estação de Tratamento de Esgoto não contém poluentes”, explicou Bill.
Bill completou que o Ribeirão teve sua situação agravada de 1984 em diante. “Ele era um curso d’água poluído, mas ainda dava para ser utilizado, portanto, nós queremos a retomada de uma nova realidade para o nosso Ribeirão Quilombo”.
O presidente do Consórcio PCJ destacou os investimentos que estão sendo feitos em Nova Odessa na área de saneamento com o desassoreamento das represas, combate às perdas hídricas e tratamento de esgoto.