in

Bill é o novo diretor-executivo da Agemcamp

A Agemcamp é uma autarquia do governo estadual, cuja principal função é apoiar o desenvolvimento integral da Região Metropolitana de Campinas, com projetos de interesse metropolitano

Benjamim Bill Vieira de Souza, prefeito de Nova Odessa por dois mandatos (2013-2016 e 2017-2020) é o novo diretor-executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). Formado em Administração, com pós-graduação em Gestão de Pessoas, Bill aceitou o convite feito diretamente pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e vai substituir o engenheiro e ex-vereador americanense, Antonio Carlos Sacilotto.

A Agemcamp é uma autarquia do governo estadual, cuja principal função é apoiar o desenvolvimento integral da RMC (Região Metropolitana de Campinas), com projetos de interesse metropolitano. E Bill conhece bem a Agemcamp, uma vez que presidiu, em 2018, o CD-RMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas) e, no ano passado, voltou à mesa diretora do órgão que reúne os 20 prefeitos da região na função de vice-presidente.

“Agradeço ao secretário Marco Vinholi pelo convite para que eu assuma a diretoria-executiva da Agemcamp e posso dizer que fiquei muito lisonjeado. Parabenizo também o meu amigo e engenheiro Antonio Carlos Sacilotto pela condução da Agemcamp nestes últimos anos. E o papel principal da Agemcamp é fomentar o desenvolvimento dos municípios. Por isso, vou visitar cada um dos prefeitos da RMC para reforçar o nosso papel dentro do contexto metropolitano. Mostrar que, através do Fundocamp, podemos financiar e investir em programas e projetos de interesse da Região Metropolitana de Campinas e contribuir com recursos técnicos e financeiros para a melhoria dos serviços públicos municipais”, explicou Bill. O novo diretor-executivo da Agemcamp já traçou diversas metas de trabalho frente ao órgão regional.

“Junto com o Conselho de Desenvolvimento, que é presidido agora pelo Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia, quero retomar questões de suma importância para a Região Metropolitana de Campinas, como o PDUI (Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado), a recuperação do Ribeirão Quilombo e a Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) Regional, além de outros programas nas áreas da saúde e desenvolvimento. Vamos buscar também a criação de projetos voltados às mulheres e aos jovens e também aos animais”, disse Bill, que foi o responsável, enquanto presidente do Conselho de Desenvolvimento por apresentar a proposta da Cross Regional e da criação da Câmara Temática do Bem-Estar Animal.

EXPERIÊNCIA

Antes de comandar a Prefeitura de Nova Odessa por dois mandatos (213- 2016 e 2017-2020), Bill foi eleito vereador em 2000 e, na sequência, atuou na Câmara Federal como assessor parlamentar do deputado Vanderlei Macris, e chefe de gabinete do deputado Cauê Macris na Assembleia Legislativa de São Paulo. Sua trajetória no Poder Executivo tem início em 2012, quando é eleito prefeito de Nova Odessa pela primeira vez. Em 2016, Bill é reeleito prefeito. Em 2015, Bill é eleito, pela primeira vez, presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), órgão que envolve oito cidades. É mantido no cargo para o biênio 2017/18. No final de 2018, Bill aceita o desafio para comandar, pela terceira vez consecutiva, a presidência do Consimares, com mandato até o final de 2020. Bill também presidiu o CD-RMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas) em 2018 e foi vice-presidente em 2020. Além do Consimares e do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Bill também presidiu o Consórcio PCJ (Bacia dos rios PiracicabaCapivari e Jundiaí) na gestão 2017/2018, tendo o seu nome indicado, por unanimidade, entre os 42 representantes dos municípios integrantes da entidade com direito a voto. Foi reeleito, também por unanimidade, para biênio 2019/2020.

Em 2019, Bill foi nomeado embaixador no Brasil da Iniciativa de Prefeitos e Municípios da ISWA (International Solid Waste Association ou Associação Internacional de Resíduos Sólidos, em português). Bill também é conselheiro da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo). Sua atuação à frente da Prefeitura de Nova Odessa e dos três consórcios lhe rendeu alguns prêmios. Em abril de 2018, por exemplo, Bill foi agraciado com o prêmio InovaCidade, do SmartCity Business America. O prêmio destaca projetos desenvolvidos pela administração pública, iniciativa privada ou sociedade, que causaram impacto positivo na vida das pessoas. No mesmo ano, Bill recebeu o prêmio “Gestor Público para Cidades Inteligentes 2018”, entregue pela Smart City Business, Movimento Cidades Inteligentes, em razão do seu comprometimento com a sustentabilidade e o seu apoio aos processos de regionalização – que culminam com o fortalecimento das regiões – no Estado de São Paulo