Base do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Odessa será inaugurada amanhã

A base irá auxiliar o atendimento da Defesa Civil de Nova Odessa e do Corpo de Bombeiros de Americana

Nova Odessa será contemplada com uma base do Corpo de Bombeiros Voluntários. A inauguração ocorre nesta quarta-feira, dia 19, a partir das 10h, na rua Sigesmundo Anderman, no jardim São Manoel. A base irá auxiliar o atendimento da Defesa Civil de Nova Odessa e do Corpo de Bombeiros de Americana.

Segundo Márcio Carvalho, Comandante da Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Odessa, a solenidade será aberta ao público e contará com a presença de autoridades e profissionais da área. O efetivo da companhia conta, inicialmente, com 25 bombeiros voluntários para atendimento em operações de combate ao fogo e qualquer tipo de acidente que cabe atendimento do Corpo de Bombeiros. O atendimento será 24h.

Um dos responsáveis pela instalação da base no município, o vereador Avelino Xavier, o Pôneis, se mostrou emocionado com a conquista. “Essa era uma reivindicação antiga que agora está prestes a se tornar realidade. Uma obra importante para atuação desses profissionais voluntários em prol da população de Nova Odessa”, disse Pôneis.

BOMBEIRO VOLUNTÁRIO

Bombeiros Voluntários são aqueles bombeiros que pertencem a uma organização Não Governamental (ONG) ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que presta serviços de atendimento a emergências públicas.  O Bombeiro Voluntário surge de um grupo de pessoas em uma cidade onde não existe serviço público para este tipo de atividade, criando assim uma associação para este fim.

O serviço dos bombeiros voluntários, como todo serviço voluntário, tem sua existência legal assegurada no artigo 5º XVII e XVIII, da Constituição da República Federativa do Brasil e na Lei Federal nº 9.608 de 18.02.1998.¬¬