in

Banda Sinfônica de Nova Odessa celebra 33 anos de história com concerto virtual

O regente afirmou que a música ‘Novo Tempo’ foi escolhida por ser atemporal e retratar “o tempo que estamos vivendo”

banda-sinfonica-de-nova-odessa-celebra-33-anos-de-historia-com-concerto-virtual-jno

A Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tiss’, patrimônio cultural de Nova Odessa, ‘se reuniu’ na noite de quinta-feira (28) para celebrar 33 anos de história. Separados fisicamente pela pandemia do novo coronavírus, os músicos de uma das mais premiadas bandas do Estado de São Paulo promoveram um encontro virtual para tocar a canção ‘Novo Tempo’, clássico da música popular brasileira composto por Ivan Lins e Vitor Martins.

Em vez do Teatro Municipal ‘Divair Moreira’, sua casa, ou da Praça José Gazzetta, principal ponto de encontro da cidade, a banda escolheu como palco sua página oficial no Facebook (www.facebook.com/bandanovaodessa). A apresentação de pouco mais de quatro minutos foi publicada às 20h de quinta, horário em que a banda faria um grande concerto para a população em comemoração a mais um ano de plena atividade, se não fosse a Covid-19.

O ‘concerto’ virtual ocorreu graças à tecnologia. Cada um dos 38 músicos gravou a música em casa e um programa de edição foi utilizado para juntar as performances dos integrantes e realçar destaques individuais durante a execução da música. “Todos os anos, comemoramos com um concerto especial, mas hoje, por conta do distanciamento social, nos conectaremos de uma forma diferente”, escreveu o maestro Márcio Beltrami, ao apresentar o vídeo na rede social. Ele está à frente da Banda Sinfônica desde sua fundação, em 1987.

O regente afirmou que a música ‘Novo Tempo’ foi escolhida por ser atemporal e retratar “o tempo que estamos vivendo”. “Neste momento, todos estão tendo que se reinventar e nós também estamos procurando nos adequar e continuar realizando o que vínhamos fazendo de forma presencial, só que de forma virtual”, afirmou Beltrami, que agradeceu ao carinho e reconhecimento da população e ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, “que nunca mediu esforços para que a banda sempre tenha a melhor estrutura de trabalho possível”.

O prefeito Bill parabenizou a Banda Sinfônica por mais um aniversário e agradeceu ao maestro pelos 33 anos de dedicação e trabalho pela cultura de Nova Odessa. “Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, os músicos seguem trabalhando e sendo muito importantes para as pessoas que estão em casa superarem esse momento difícil. É um momento de resiliência e reinvenção, e a banda continua sendo referência”, disse Bill.

Por conta da quarentena, a Banda Sinfônica Municipal ainda não se reuniu em 2020. Os músicos têm feito ensaios individuais e em pequenos grupos, sob orientação do maestro Márcio Beltrami. Em março, a banda iniciou o projeto ‘Concertos em Lives’. O grupo foi dividida em sete quintetos e um trio, que se apresentam com transmissão ao vivo pelo Facebook. Em dois meses, foram 32 concertos com repertório variado.

A terceira edição do projeto começa na próxima quarta (3), com mais 16 apresentações até o dia 24 de junho. Os concertos ocorrem das 12h às 12h40 e podem ser acompanhados pelas páginas da banda e da Prefeitura – www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa.