in

‘Avanço imensurável’, afirma Bill, sobre 1º Núcleo Regional da Cross

Núcleo Regional da Cross vai auxiliar os pacientes dos 20 municípios da RMC

Presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, comemorou a implantação do 1º Núcleo Regional da Cross (Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde), anunciada oficialmente nesta quarta-feira (3) pela Secretaria de Estado da Saúde. O projeto-piloto, que é inédito no Estado, vai funcionar 24h por dia, 7 dias por semana, dentro da DRS-7 (Departamento Regional de Saúde), com sede em Campinas, nos mesmos moldes da matriz da Cross, localizada na Capital. Segundo a diretora do DRS-7, Mirella Povinelli, o núcleo começará a funcionar no próximo mês.

Inicialmente, 16 profissionais atuarão no serviço. O 1º Núcleo Regional da Cross vai auxiliar os pacientes dos 20 municípios da RMC que necessitarem, por exemplo, de atendimentos de urgência e emergência, oncologia e hemodiálise. Os processos de regulação serão embasados em pactuação e protocolos assistenciais, visando oferecer assistência em serviços de referência mais próximos e adequados para cada caso. “São atribuições da regulação de acesso garantir os serviços de saúde de forma adequada”, explicou Mirella. A previsão é que o Núcleo Regional faça até 6.318 atendimentos por mês, sendo 6 mil solicitações de regulações de urgência e emergência, 250 de oncologia – através da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer – e 68 regulações TRS (Terapia Renal Substitutiva).

Bill fez questão de lembrar que a implantação do 1º Núcleo Regional da Cross foi uma conquista do Conselho de Desenvolvimento da RMC. Ainda em julho, a seu pedido, secretários municipais de Saúde dos 20 municípios se reuniram para discutir problemas conjuntos. Depois, em agosto, houve a primeira reunião com o secretário estadual da Saúde, Marco Antonio Zago, ocasião em que o prefeito de Nova Odessa entregou o pedido para criação da central reguladora na Região Metropolitana de Campinas.

“Trata-se de um avanço imensurável para a Região Metropolitana de Campinas, um marco mesmo. Uma conquista de todos os prefeitos e secretários de Saúde. Fico feliz em estar à frente do Conselho de Desenvolvimento neste momento. Ganhamos uma central reguladora para atender os pacientes da nossa região e não dependeremos mais da central que fica em São Paulo e é responsável pelos agendamentos de todo o Estado. Veja o quanto avançamos nesta questão”, ressaltou Bill. O secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato também acompanhou o anúncio, ao lado do vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, presidente da Comissão de Saúde da Câmara.

A gestão da Cross Regional da RMC será feita em parceria com o Seconci (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), entidade filantrópica, sem fins lucrativos e parceira do Estado há 19 anos na gestão de serviços de saúde. “Estamos tentando com essa regionalização, resolver um gargalo que existe há muito tempo e garantir acesso à saúde, um direito constitucional. Os gestores têm a obrigação de fazer com que esse sistema funcione, atendendo o anseio da população. A regulação, tenho certeza, é o primeiro passo”, afirmou Zago.

REPERCUSSÃO

Várias autoridades acompanharam o anúncio do 1º Núcleo Regional da Cross, entre elas, o superintendente da Central, Didier Roberto Torres Ribas; a coordenadora regional de Saúde, Márcia Bevilacqua; a diretora-executiva da Agemcamp, Ester Viana; e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci, além de prefeitos de várias cidades da RMC. “Temos que agradecer pelo passo que estamos dando hoje”, disse Fernando Fiori, prefeito de Holambra. “Quero agradecer o comprometimento de todos os envolvidos neste processo”, frisou Thiago Assis. “Morungaba é uma cidade de 13 mil habitantes e agradeço todos os dias quando não temos problemas na saúde, pois os municípios menores sofrem mais”, afirmou o prefeito Marco Antonio de Oliveira.